Escrito por Saraiva    Sex, 05 de Julho de 2013 09:45    Imprimir
Prefeito Firmino Filho confessa que ‘confusão’ encontrada foi maior que a esperada

O prefeito de Teresina-PI, Firmino Filho (PSDB), em entrevista ao Notícia da Manhã desta sexta-feira (5 de julho de 2013), fez um balanço dos seis primeiros meses de sua gestão e declarou: "A situação está se normalizando, mas a confusão é bem maior do que eu esperava". 

Firmino disse ainda que de todas as vezes que esteve à frente da Prefeitura, esse foi o mais difícil início de mandato. "É muito trabalho e muita dedicação. Esse foi o mandato mais trabalhoso", enfatizou, lembrando que das outras vezes recebeu a Prefeitura das mãos do ex-prefeito Francisco Gerardo e depois foi reeleito.

 

Regularização fundiária

O prefeito ressaltou que está elaborando um plano de regularização fundiária para solucionar o déficit habitacional que atualmente é de 32 mil famílias em Teresina.  "Muitas comunidades existentes foram construídas sem respeito à legislação vigente. Temos que resolver essa questão para aplicar o plano a partir do segundo semestre. Vamos começar pelos assentamentos feitos pela própria Prefeitura. Em alguns casos precisaremos de recursos efetivos para a compra de terrenos", ponderou. Firmino destacou que o déficit habitacional engloba três vertentes: famílias que vivem em situação precária; famílias que pagam carga excessiva de aluguel e famílias que vivem com outras famílias. "Temos que detectar essas pessoas que realmente precisam. Se fizermos uma triagem correta, esse déficit vai diminuir muito", argumentou.

Mobilidade urbana 

Sobre o tema, o gestor explicou que o planejamento foi entregue no final do mandato de Sílvio Mendes e prevê a reformatação do transporte coletivo. "Este é um plano simples e racional, para melhorar a eficiência do sistema e diminuir os custos". Segundo Firmino, a primeira obra de mobilidade urbana, a duplicação da Avenida Poti Velho, deve ser iniciada em julho e terá 6 km de extensão. "Também é prioridade a construção de oito terminais de integração e uma ponte que liga o Dirceu à Avenida Gil Martins", disse. O prefeito mencionou também que o edital de licitação das linhas de ônibus será apresentado dia 2 de agosto em audiência pública. "Queremos fazer o cumprimento das exigências quanto à acessibilidade e vamos cobrar da Strans maior fiscalização em relação a isso". Atualmente, apenas 28% da frota de ônibus da capital é adaptada para cadeirantes. O gestor declarou ainda que a Prefeitura está instalando GPS em todos os ônibus para monitoramento. "O sistema está no fundo do poço. Precisamos saber o que está acontecendo".

Saúde

Na Saúde, Firmino considerou positiva a divisão da FMS, que resultou na criação de uma área específica para a gestão hospitalar. "O bom desempenho do HUT é resultado disso, mas ainda temos um problema seríssimo: a marcação de consultas foi estadualizada e estamos buscando reorganizar essa comunicação. Não podemos atender pacientes do interior prejudicando a população de Teresina", enfatizou. Para o prefeito, os dois grandes desafios da Saúde é fortalecer o setor de urgências e o setor de saúde básica. "Estamos melhorando a infraestrutura do HUT, entregando novos leitos", pontuou. Firmino finalizou anunciando a entrega do Hospital do Monte Castelo para o final deste ano.