Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  [email protected] / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Qua, 20 de Março de 2019 01:03    PDF Imprimir Escrever e-mail
Jovem que matou marido em José de Freitas e processo foi suspenso enquanto realiza exame de insanidade espanca professora em escola

A jovem Vanessa Rocha Oliveira, 18 anos, que em fevereiro de 2018, quando ainda tinha 16 anos, foi apreendida e indiciada em ato infracional, acusada de matar com uma facada no peito, na cidade de José de Freitas-PI, o próprio marido Solimar Cardoso dos Santos, de 32 anos, e cujo processo contra ela foi suspenso pela Justiça, enquanto seja submetida a exame de insanidade mental, teve um surto na tarde desta terça-feira (19 de março de 2019), dentro da Escola Municipal Levy Carvalho, em José de Freitas, onde estuda, e espancou violentamente e ameaçou de morte, a professora Maria de Nazaré Alves Ferreira Neta, de 47 anos.

A agressão sofrida pela professora Nazaré foi tão séria que ela ficou com hematomas no corpo e ainda teve cabelos arrancados da cabeça pela jovem Vanessa Rocha. A professora Nazaré que é coordenadora na Escola Levy Carvalho, que fica no bairro Matadouro, a 300 metros do Hospital Nossa Senhora do Livramento era espancada violentamente pela jovem Vanessa, dentro da escola, quando foi socorrida pelo professor Areolino que chegou a referida escola no momento das agressões.Professora Nazaré foi salva pelo colega Areolino, que chegou na escola quando ela era espancada.

A estudante Vanessa Rocha somente foi dominada ainda dentro da própria escola, quando chegou ao local, uma guarnição da Polícia Militar, composta pelo sargento Miguel e os cabos Alencar e Wilson, que fizeram a condução da estudante para a Delegacia da Polícia Civil de José de Freitas, onde foram feitos os procedimentos legais pelo delegado Divanilson Sena. O agente Gilson Ferreira informou ao Saraivareporter.com, por volta das 10h30min desta quarta-feira (20 de março) que a estudante Vanessa foi autuada em flagrante e permanece recolhida na Delegacia de José de Freitas à disposição da Justiça.

Momento que a PM fez a detenção da estudante e a levou para a Delegacia da Polícia Civil.

A Professora Nazaré foi levada ao Hospital Nossa Senhora do Livramento, onde foi medicada e liberada em seguida. Ainda ontem (19), ela foi ouvida pelo delegado Divanilson Sena sobre as agressões que sofreu dentro da Escola Levy Carvalho, onde funciona o EJA (Educação Para Jovens e Adultos), onde Vanessa Rocha Oliveira é aluna.

Escola Levy Carvalho, na Avenida Lucídio Portela, em José de Freitas-PI.

De acordo com a versão da professora Nazaré, tudo teve início quando a estudante Vanessa Rocha foi até a sala onde funciona a secretaria da escola e perguntou a ela (Nazaré) se poderia ir para casa naquele momento, quando então, a professora Nazaré indagou a estudante o motivo que ela queria ir embora naquele momento, já que ainda estava tendo aulas, e que Vanessa teria lhe respondido de forma grosseira e com xingamentos, chegando a dizer que na escola tinha muito barulho, que era um inferno e não queria mais estudar na referida escola.Veja cabelos que a estudante teria arrancado da cabeça da professora Nazaré.

A professora Nazaré conta que como estava responsável pela escola pediu que Vanessa se acalmasse e que ela aguardasse a diretora que naquele momento se encontrava em reunião na secretaria Municipal de Educação, tendo a estudante insistido em permanecer na sala reservada para os professores e coordenadores e ela (Nazaré) pediu que a aluna fosse aguardar na sala de aula, e neste momento, Vanessa teria lhe agredido com vários palavrões, bateu a porta da sala de forma violenta, quando então, teve início um tumulto dentro da escola.Veja as marcas da violência na professora Nazaré

A professora Nazaré afirma ainda que ao perceber que Vanessa estava muito agressiva e desrespeitando a escola, foi até a sala de aula e pediu de forma educada que ela (estudante) fosse para casa e foi quando então, Vanessa desferiu um violento soco no seu rosco que chegou a quebrar o seu óculos. A coordenadora Nazaré afirma que a estudante Vanessa continuou lhe desferido socos e chutes e ainda lhe puxou pelos cabelos e jogou no chão, dentro da sala de aulas, passando em seguida, a desferir chutes no seu tórax e nos seus seios. A professora conta que foi salva das agressões pelo professor Areolino Cardoso da Silva, que chegou no momento em que ela era espancada violentamente pela estudante do EJA.

Momento que os policiais efetuaram a detenção da estudante Vanessa, na Escola Levy Carvalho.

Delegado pediu internação de Vanessa após o crime do seu marido

O delegado Divanilson Sena pediu à Justiça de José de Freitas-PI, no dia 3 de fevereiro de 2018, a internação da então menor de iniciais V.R.O (Vanessa Rocha Oliveira), na época com de 16 anos, que é suspeita de ter matado com uma facada no peito, por volta das 23h40min do dia 2 de fevereiro de 2018, o próprio marido Solimar Cardoso dos Santos, de 32 anos, que foi encontrado morto em um dos quartos de sua residência na Rua do Livramento, no bairro Suco de Uva, na cidade de José de Freitas-PI.Delegado Divanilson pediu a internação de Vanessa Rocha Oliveira.

O delegado Divanilson Sena decidiu apreender a então menor Vanessa após ela apresentar uma versão de que um homem teria entrado pela porta da cozinha de sua residência e matado o seu marido. O que chamou a atenção da polícia é que a arma usada para matar Solimar foi uma faca da própria cozinha de sua residência, a qual foi apreendida e levada para o Instituto de Criminalística de Teresina, onde foi periciada. Ainda em sua primeira versão, a adolescente informou à polícia que estava tomando banho e ao sair do banheiro já teria visto o seu marido lutando com um homem dentro do quarto, que ela disse não ter reconhecido porque ele estaria encapuzado.Solimar Cardoso dos Santos foi morto com uma facada no peito.

Essa versão da então adolescente Vanessa não convenceu o delegado Divanilson Sena, que decidiu fazer a sua apreensão e levá-la para a delegacia, onde ela foi ouvida e ficou apreendida até a Justiça determinar a sua internação. O delegado Divanilson decidiu pedir a internação da adolescente após ouvir várias testemunhas que residem próximo a casa onde ela morava com o marido Solimar.

De acordo com informações de um vizinho da então adolescente, ela sempre apresentava distúrbios mentais, e teria crises de depressão, sendo que sempre que isso acontecia, ela quebrava tudo dentro de casa, agredia o marido Solimar e era preciso chamar a polícia, quando isso ocorria.

Residência onde Solimar Cardoso dos Santos foi assassinado.

O agente de Polícia Civil, Ribeiro Júnior que participou da investigação do crime de Solimar Cardoso, que era trabalhador, informou ao Saraivareporter.com, que um certo dia durante uma audiência na Delegacia da Polícia Civil de José de Freitas, a então adolescente V.R.O chegou a agredir uma senhora. O policial Ribeiro acrescentou que a menor aparenta ter distúrbios mentais.

Processo contra Vanessa Rocha Oliveira foi suspenso pela Justiça

O Processo nº 0000039-05.2018.8.18.0029, que Vanessa Rocha Oliveira, quando ainda tinha 16 anos, foi denunciada pelo Ministério Público Estadual, por homicídio simples, cuja vítima foi seu marido Solimar Cardoso dos Santos, foi suspenso pelo então juiz de direito da Comarca de José de Freitas-PI, Lirton Nogueira Santos, no dia 28 de maio de 2018, após um pedido feito pelo advogado de defesa para que Vanessa fosse submetida a exame de insanidade mental.

O processo teve a sua última movimentação, no dia 18 de março de 2019, quando foi concluso ao gabinete do juiz para proferir despacho.Fórum de Justiça de José de Freitas-PI.

Veja na íntegra a decisão que suspendeu o processo contra Vanessa:

 

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PIAUÍ

GABINETE DA VARA ÚNICA DA COMARCA DE JOSÉ DE FREITAS

Praça Gov. Pedro Freitas, 50, centro, JOSÉ DE FREITAS-PI

PROCESSO Nº: 0000039-05.2018.8.18.0029

CLASSE: Processo de Apuração de Ato Infracional

Representante: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ

Representado: VANESSA ROCHA OLIVEIRA

Vítima: SOLIMAR CARDOSO DOS SANTOS

DECISÃO

Vistos, Considerando o requerimento da defesa, e das provas colhidas até o presente momento, apontando que a representada Vanessa Rocha Oliveira, sofre de problemas mentais e que recebe acompanhamento do CAPS deste município desde março de 2014, DETERMINO a instauração de incidente de insanidade mental, com a finalidade de perquirir se a representada, no momento da ação, tinha capacidade de entender a ilicitude do fato e agir de acordo com este entendimento, devendo a mesma ser submetida a exame médico-legal a fim de aferir sua higidez mental.

Ato contínuo, determino ainda o encaminhamento da representada para o Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu, situado em Teresina-PI, para que sejam realizados todos os exames médicos pertinentes, bem como SUSPENDO o processo até a solução do incidente, nomeando como curador o Dr. Edivaldo da Silva Cunha, o que faço com supedâneo nos artigos 149 e ss do Código de Processo Penal. Formulo, desde já, os seguintes quesitos:

Por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era a representada, ao tempo da ação inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento? 2. Em virtude de perturbação da saúde mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não possuía a representada, ao tempo da ação, a plena capacidade de entender o caráter criminoso do fato, ou de determinar-se de acordo com esse entendimento?

O exame deverá ser realizado por médicos do Hospital Areolino de Abreu, na cidade de Teresina-PI, razão pela qual deixo de nomear peritos. Autue-se o incidente em apartado, baixando-se a competente portaria, que será acompanhada de cópia deste despacho. Intimem-se o Promotor de Justiça, bem como a Defesa da representada, para apresentarem seus quesitos no prazo de 03 (três) dias. Em sendo constatado que a denunciada é, de fato, portadora de doença psicológica, determino a internação da mesma no referido Hospital, por ser, no caso em análise, o estabelecimento mais adequado. Oficie-se o Hospital Areolino de Abreu com URGÊNCIA, para que informe, na maior brevidade possível, data para realização da presente diligência.

 

Expedientes necessários.

JOSÉ DE FREITAS, 28 de maio de 2018


LIRTON NOGUEIRA SANTOS

Juiz(a) de Direito da Vara Única da Comarca de JOSÉ DE FREITAS

Última atualização ( Qua, 20 de Março de 2019 10:44 )
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência enviada p

News image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, com 379 votos a favor e 131 contra, em primeiro turno, a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Jair ...

Leia mais

Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

News image

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira ...

Leia mais

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reform

News image

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o ...

Leia mais

"Se forçar a barra, não aprova nada", diz Bolsonaro sobre Pr

News image

O governo deve ceder para ver a reforma da Previdência aprovada, afirmou hoje (14) o presidente Jair Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, ao analisar a tr...

Leia mais

Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio

News image

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmaram ontem (16) que o Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, entrará em testes a partir do di...

Leia mais

Senac de José de Freitas abre inscrições para o curso de Red

News image

O Senac de José de Freitas, por meio da sua gerente de Unidade, Dalyne Farias, torna público a abertura das inscrições para o curso de Redação para o Enem 2019. ...

Leia mais

Decreto de Bolsonaro facilita porte de armas para advogados,

News image

O decreto do presidente Jair Bolsonaro anunciado nesta terça-feira, 7, e publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) facilita o porte de armas de fogo para uma série ...

Leia mais

Reforma vai gerar economia de R$ 1,236 trilhão em 10 anos, d

News image

A economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos. O novo número foi divulgado hoje (25) pelo Ministério da Economia, ao...

Leia mais

Ministro Osmar Terra confirma que nova Lei Rouanet terá teto

News image

O governo confirmou a redução de 98% do valor máximo autorizado por projeto beneficiado com a Lei Rouanet. A diminuição de R$ 60 milhões para R$ 1 milhão por projeto ...

Leia mais

Odebrecht tinha ‘bunker’ para pagar propina e caixa 2

News image

Uma sala comercial no terceiro andar de um prédio na Avenida Faria Lima, principal corredor financeiro de São Paulo, serviu como “bunker” (abrigo) para armazenar notas de dinheiro obtidas por ...

Leia mais

Ministério da Saúde abre hoje segunda fase da vacinação cont

News image

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em nova etapa hoje (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, ...

Leia mais

Incêndio de Notre-Dame provavelmente foi acidental, dizem pr

News image

O incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame provavelmente foi causado por um acidente, disseram procuradores franceses nesta terça-feira, depois que bombeiros apagaram as últimas chamas nas ruínas de ma...

Leia mais

‘Amigo do amigo do meu pai’, diz Marcelo Odebrecht sobre Tof

News image

O empreiteiro Marcelo Odebrecht entregou à Polícia Federal um documento em que explica a identidade de alguns codinomes citados em e-mails apreendidos em seu computador. No material enviado à Lava Ja...

Leia mais

Em 100 dias, Bolsonaro cumpre mais promessas que Dilma e Tem

News image

Em 100 dias, o governo de Jair Bolsonaro cumpriu 1/5 das promessas feitas durante a campanha eleitoral. Dos 58 compromissos firmados no período e que podem claramente ser mensurados, 12 ...

Leia mais

13º do Bolsa Família será anunciado por Bolsonaro na semana

News image

O presidente Jair Bolsonaro confirmou hoje (4) que o governo pagará o 13º benefício do Bolsa Família no final deste ano. A medida está entre as metas dos primeiros 100 dias de governo e ...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.