Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  reportersaraiva@hotmail.com / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Qua, 19 de Janeiro de 2011 22:43    PDF Imprimir Escrever e-mail
Operação Geleira da PF prende vários prefeitos e ex-prefeitos no Piauí acusados de desviar recursos públicos
A Controladoria Geral da União que participou diretamente da Operação Geleira da Polícia Federal que resultou na prisão de vários prefeitos, ex-prefeitos, empresários, lobistas e até de advogado, no Estado do Piauí, nesta quarta-feira (19 de janeiro de 2011) informou que até o momento, o desvio de dinheiro público pelo grupo, está estimado, em cerca de 3 milhões e 700 mil reais. Ainda segundo a GCU, o grupo desviava recursos federais transferidos para programas de Educação e Saúde. Os primeiros indícios do esquema surgiram em 2008. A atuação do grupo foi identificada em 21 municípios sendo eles: Uruçuí, Elizeu Martins, Landri Sales, São Raimundo Nonato, Ribeira do Piauí, Dirceu Arcoverde, Várzea Branca, Assunção do Piauí, Caracol, Oeiras, Coivaras, Palmeirais, Porto, Santa Luz, Alto Longá, Castelo do Piauí, Fronteiras, Matias Olimpio, Nossa Senhora dos Remédios, São Lourenço e Curral Novo.Os Vendedores de Notas FriasA Polícia Federal revelou que o grupo agia de forma integrada em pelo menos 21 Municípios do Piauí. Os indícios dos crimes praticados são: falsificação de documentos; constituição de empresas fantasmas; emissão de notas fiscais frias e comercialização destas com prefeituras, aonde os “vendedores de notas” chegavam a ganhar 15% de seus respectivos valores; desvio de recursos públicos federais e municipais; sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.
Em cada município, os gestores e servidores agiam contando com o auxílio de escritórios de contabilidade e lobistas e em parceria com empresários para encomendar e fornecer documentos forjados para a montagem de licitações, notas frias para justificar despesas não realizadas, e superfaturar compras de itens como medicamentos que, muitas vezes não eram entregues ou eram fornecidos em quantidades menores do que as efetivamente pagas.
Entenda os detalhes da Operação Geleira

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (19 de janeiro de 2011) a "Operação Geleira", que combateu os crimes de uso de notas fiscais inidôneas (frias), lavagem de dinheiro e ocultação de bens. A Operação foi a maior já realizada pela PF no Piauí e teve como objetivo executar o cumprimento de 84 mandados de busca e apreensão e 30 mandados de prisões em todas as Regiões do Piauí. Participaram da Operação, 325 policiais federais de todos os Estados e 28 servidores da Controladoria Geral da União. O objetivo da Operação foi desarticular uma rede criminosa composta por prefeitos, ex-prefeitos, assessores, servidores públicos e lobistas. A Operação Geleira foi realizada em 12 prefeituras, câmaras municipais do interior, um gabinete parlamentar na Asssembleia Legislativa do Piauí, escritório de contabilidade e em residências dos investigados. Dos 30 mandados de prisão sete foram para prefeitos e dois contra ex-prefeitos. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. A rede criminosa tinha como especialidade a prática dos crimes de falsificação de documentos públicos, constituição de empresas fantasmas, emissão de notas fiscais frias, apropriação de recursos públicos federais e municipais, sonegação fiscal, lavagem de capitais, dentre outros.
 Veja os nomes dos prefeitos presos na operação

Foram presos os prefeitos de Miguel Leão-PI, Bismarck Arêa Leão (PTB); de Uruçuí-PI, Valdir Soares da Costa; Porto-PI, Domingos Bacelar de Carvalho, mais conhecido por Dó Bacelar (PMDB);   Joedison Alves Rodrigues ( Landri Sales-PI); o prefeito de Caracol-PI, Isael Macedo Neto (PTB); Teresinha de Jesus Miranda Dantas Araújo (Elizeu Martins-PI) e o prefeito de Ribeira do Piauí, Jorge de Araújo Costa (PTB). Também foram presos assessores, empresários e servidores públicos piauienses.
Na operação, também foi preso em Uruçui-PI, o ex-prefeito daquele Município e ex-deputado estadual Chico Filho (PMDB), que é irmão da deputada estadual Ana Paula (PMDB) e que atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente do Emater no Estado do Piauí. Chico Filho foi preso em Uruçui, onde também foi capturado o atual prefeito daquele Município, Valdir Soares. O prefeito e o ex-prefeito que são adversários políticos foram transferidos para Teresina-PI, em um avião, sob a escolta de policiais federais. Do aeroporto da Capital do Piauí, Chico Filho e Valdir Soares foram levados para a Superintendência da Polícia Federal, em uma Van que era escoltada por vários policiais federais. Os mandados de busca e apreensão e de prisões foram expedidos pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) I'TALO FIORAVANTI SABO MENDES, que atendeu requisição do Ministério Público Federal e da própria Polícia Federal do Piauí.

A investigação da Polícia Federal foi iniciada ainda no final de 2008, através do delegado Alexandre Uchôa, que atendeu requisição do Ministério Público Federal que foi representado nas investigações pelo Procurador da República no Piauí, Kelston Pinheiro Lages e a Justiça Federal, pelo juiz Márcio Braga Magalhães, que ao constatar a presença de detentores de foro privilegiado (prefeitos) entre os investigados, encaminhou o caso para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília-DF.
Informações extra-oficiais dão conta de que foi decretada a prisão do prefeito de São Raimundo Nonato, padre Herculano.
Além dos prefeitos; o ex-secretário de Defesa Civil e atual Presidente do Emater no Piauí, Chico Filho, estão presos, os empresários Genivaldo Campelo da Silva e Valdir Campelo da Silva, que são irmãos e proprietários da distribuidora de medicamentos Gmed; Esmendia Gomes da Silva (contadora), que foi presa em Elesbão Veloso e Wesley Cardoso.
Cerca de 10 agentes da Polícia Federal estiveram na empresa de Consultoria Planacon, localizada próxima a APPM, a qual presta assessoria a dezenas de Municípios do Piauí. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão.

Entrevista coletiva

Durante entrevista coletiva sobre a Operação Geleira, Janderlyer Gomes (Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal no Piauí), confirmou que foram apreendidos documentos em 12 cidades: Teresina, Miguel Leão, Amarante, Ribeira do Piauí, Porto, Landri Sales, Marcos Parente, Uruçui, São Raimundo Nonato, Várzea Branca, Caracol e Elizeu Martins. Foram apreendidos veículos, computadores e vasta documentação que comprovam as fraudes, segundo a Polícia Federal. O delegado Janderlyer garante que foram desviados recursos do SUS, programa oriundo do Ministério da Saúde, e do Fundeb, do Ministério da Educação, que segundo o próprio delegado foi de R$ 20 milhões de reais. Segundo informações, em apenas três cidades, Landri Sales, Uruçuí e Eliseu Martins, o desvio chegaria a R$ 5 milhões, de 2009 a 2010.
 Veja nota divulgada pela Polícia Federal MJ – DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO PIAUÍ
COMUNICAÇÃO SOCIAL

NOTA À IMPRENSA


A Polícia Federal no Piauí comunica que, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União-CGU e do Ministério Público Federal, na manhã de hoje (19/01) deflagrou a “Operação “Geleira”, na qual há participação de 325(trezentos e vinte e cinco) policiais federais de vários Estados e 28(vinte e oito) servidores da Controladoria Geral da União-CGU, objetivando dar cumprimento a 84(oitenta e quatro) Mandados de Busca e Apreensão e 30(trinta) de Mandados de Prisão na Capital e no interior do Estado do Piauí com a finalidade de desarticular uma rede criminosa especializada na comercialização de notas fiscais frias e desvio de recursos públicos de prefeituras do interior do Estado do Piauí.

Maiores informações serão fornecidas no decorrer desta manhã, bem como informa ainda que será fornecida uma entrevista coletiva no auditório desta Regional para repassar todos os números da operação.


Teresina/PI, 19 de janeiro de 2011.

COMUNICAÇÃO SOCIAL/SR/DPF/PI
 Fonte: GP1 
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Presidente Trump diz tomar hidroxicloroquina contra a covid-

News image

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com o ...

Leia mais

Programa de redução de salário preserva mais de 7 milhões de

News image

O programa de redução temporária de salários e de suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) ajudou a preservar 7.206.915 de empregos, divulgou hoje (12) a ...

Leia mais

Entenda as regras de transição da reforma da Previdência

News image

A promulgação, nos próximos dias, da emenda à Constituição que reformou a Previdência exigirá atenção do trabalhador, principalmente do que estiver próximo de se aposentar. A proposta aprovada pelo Congresso ...

Leia mais

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federa

News image

O presidente Jair Bolsonaro determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares "estáticos, mó...

Leia mais

Proibição de telemarketing de telefônicas começa amanhã

News image

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas ...

Leia mais

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência enviada p

News image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, com 379 votos a favor e 131 contra, em primeiro turno, a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Jair ...

Leia mais

Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

News image

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira ...

Leia mais

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reform

News image

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o ...

Leia mais

"Se forçar a barra, não aprova nada", diz Bolsonaro sobre Pr

News image

O governo deve ceder para ver a reforma da Previdência aprovada, afirmou hoje (14) o presidente Jair Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, ao analisar a tr...

Leia mais

Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio

News image

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmaram ontem (16) que o Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, entrará em testes a partir do di...

Leia mais

Senac de José de Freitas abre inscrições para o curso de Red

News image

O Senac de José de Freitas, por meio da sua gerente de Unidade, Dalyne Farias, torna público a abertura das inscrições para o curso de Redação para o Enem 2019. ...

Leia mais

Decreto de Bolsonaro facilita porte de armas para advogados,

News image

O decreto do presidente Jair Bolsonaro anunciado nesta terça-feira, 7, e publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) facilita o porte de armas de fogo para uma série ...

Leia mais

Reforma vai gerar economia de R$ 1,236 trilhão em 10 anos, d

News image

A economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos. O novo número foi divulgado hoje (25) pelo Ministério da Economia, ao...

Leia mais

Ministro Osmar Terra confirma que nova Lei Rouanet terá teto

News image

O governo confirmou a redução de 98% do valor máximo autorizado por projeto beneficiado com a Lei Rouanet. A diminuição de R$ 60 milhões para R$ 1 milhão por projeto ...

Leia mais

Odebrecht tinha ‘bunker’ para pagar propina e caixa 2

News image

Uma sala comercial no terceiro andar de um prédio na Avenida Faria Lima, principal corredor financeiro de São Paulo, serviu como “bunker” (abrigo) para armazenar notas de dinheiro obtidas por ...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.