Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  reportersaraiva@hotmail.com / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Sex, 16 de Dezembro de 2016 06:49    PDF Imprimir Escrever e-mail
Promotor pede a cassação do diploma de vereador eleito pelo PV em José de Freitas

O promotor de Justiça, Sérgio Reis Coelho, ingressou nesta quinta-feira (15 de dezembro de 2016), na 24ª Zona Eleitoral do Piauí, com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 27775, pedindo a cassação do diploma e perda do mandato do vereador de José de Freitas-PI, José Antônio Cardoso da Silva, o Zé Totó (PV), que foi eleito no dia 2 de outubro deste ano e foi diplomado pela Justiça Eleitoral, no final da tarde desta quinta-feira (15 de dezembro).

Zé Totó que tem como profissão fiscal foi eleito vereador com o nº 43.555. O promotor eleitoral Sérgio Reis alega na AIJE que houve fraude na chapa proporcional em que Zé Totó conseguiu se eleger vereador de José de Freitas. Além de Zé Totó, mais 24 candidatos a vereadores que disputaram as eleições no dia 2 de outubro deste ano pela coligação “Com a Força da Liberdade”, formada pelos partidos PV e PC do B estão sendo investigados na ação eleitoral que foi protocolada na 24ª Zona Eleitoral do Piauí, por volta das 13h57min desta quinta-feira (15 de dezembro de 2016).

Imagem:Reprodução do Google

Promotor eleitoral Sérgio Reis Coelho

De acordo ainda com a AIJE impetrada pelo promotor Sérgio Reis, também teria ocorrido abuso de poder político na chapa em que Zé Totó conseguiu se eleger vereador. Além do vereador José Antônio Cardoso da Silva, o Zé Totó, também estão sendo investigados na mesma ação eleitoral, os seguintes candidatos a vereadores: Solange Barbosa de Oliveira, Maria Lopes dos Santos Silva, Maria do Amparo Lopes Gomes, Claudomires Cardoso do Nascimento, que é vereador do PV e conclui o mandato no dia 31 de dezembro; Antônio Marcos da Cunha Barbosa, Juniel Robert Lemos, Antônio Pereira da Rocha, Erimar de Oliveira Costa, que é irmão do candidato a prefeito do PV, Edmílson Oliveira; Raimundo Andrade da Silva Filho, Adonias Lopes de Sousa, Evaldo Gonçalves Lima, Francisco Saraiva de Sousa, Francisco dos Santos, que é ex-vice-prefeito de José de Freitas; Gilvan Elizeu dos Santos Silva, José Augusto da Silva, Lucas Beltran Cardoso da Silva, Nerci Campos de Oliveira, Tilmar Falcão Mendes Silva, Antônio José de Araújo Silva, Maria das Graças Santos Cruz, Pedro Borges da Silva, Layane Alves da Silva, José Carlos da Silva Machado, Maria de Lourdes Pereira dos Santos e Antônia Maria da Anunciação Alves de Almeida.

Imagem:Reprodução do TSE

Vereador Zé Totó, eleito pelo PV, no dia 2 de outubro e diplomado no dia 15 de dezembro de 2016

O motivo principal que o Ministério Público Eleitoral de José de Freitas ingressou com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) é porque a coligação “Com a Força da Liberdade”, pela qual o vereador Zé Totó conseguiu se eleger com 394 votos, teve candidatas a vereadoras que obteve apenas o seu voto e uma delas não obteve nenhum voto e, por isso, existe a suspeita de fraude na chapa, ou seja, que tenham tido “candidaturas laranjas”.

A ação eleitoral foi conclusa ao juiz Lirton Nogueira Santos, titular da 24ª Zona Eleitoral no Piauí, por volta das 7h49min desta sexta-feira (16 de dezembro), para que ele possa dar o primeiro despacho, mandando notificar o vereador Zé Totó e os outros investigados na AIJE para que possam se manifestar sobre o caso, que inclusive, já tem entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília-DF, sobre outro caso do município de José de Freitas-PI, que fraude em registros de candidaturas pode ser julgada através de AIJE ou AIME.

Saiba mais sobre o caso

No município de José de Freitas-PI, a candidata a vereadora do PV, Maria do Amparo Lopes Gomes que disputou as eleições de 2016 com o nº 43114 pela coligação “Com a Força da Liberdade”, formada pelo PV e o PC do B, não obteve nenhum voto.

Imagem:Reprodução do Google

Cidade de José de Freitas-PI tem histórico de políticos cassados

A candidata registrou o seu nome na urna como Maria do Amparo. Já as candidatas a vereadoras Maria Lopes dos Santos Silva, a Mariazinha, e Solange Barbosa de Oliveira, que também disputaram as eleições de 2016, em José de Freitas-PI, pelo Partido Verde, na mesma coligação “Com a Força da Liberdade” tiverem apenas um voto cada. Mariazinha disputou o pleito com o nº 43397 e Solange Barbosa com o nº 43700. As três candidatas tiverem os seus registros deferidos pela Justiça Eleitoral.

Outro caso de José de Freitas que continua tramitando na Justiça

No TSE existem duas ações eleitorais de José de Freitas-PI, referentes às eleições de 2012 em que candidatas mulheres também não obtiveram votos e até hoje (16 de dezembro de 2016), esses processos não chegaram ao seu julgamento final, punindo ou absolvendo os investigados. Uma das ações eleitorais já foi enviada de volta ao TRE-PI para que a Corte Piauiense faça um novo analise e em seguida o julgamento. O TSE devolveu ao TRE-PI, a AIJE nº 24342 que pede a cassação de três vereadores de José de Freitas, que foram eleitos em 2012. A ação tem como novo relator no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o juiz federal Geraldo Magela e Silva, que abriu prazo para que as partes se manifestem se ainda tem ou não interesse para que a ação eleitoral tenha continuidade, já que os mandatos dos vereadores investigados, referente às eleições de 2012, acabam no dia 31 de dezembro de 2016.

Imagem:Reprodução do Google

Juiz Geraldo Magela, relator da AIJE que o TSE mandou de volta ao TRE-PI

Ministra do TSE apoia combate a candidaturas laranjas

Em apoio à ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) que apura eventuais irregularidades em candidaturas de mulheres que não receberam sequer o próprio voto, a ministra do TSE, Luciana Lóssio afirma que é preciso atuar para cumprir a legislação que visa ampliar a participação feminina na política.

“Corremos o risco de ter o esvaziamento da lei, que foi criada para corrigir um déficit histórico de sub-representação feminina que existe no cenário político brasileiro”, disse a ministra Luciana Lóssio ao se referir à Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Essa norma estabelece que, nas eleições proporcionais, “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”. A reforma eleitoral de 2009 reforçou essa obrigatoriedade ao substituir a expressão “poderá reservar” para “preencherá” no enunciado do texto.

Imagem:Reprodução do Google

Ministra do TSE, Luciana Lóssio apoia combate a candidaturas laranjas

“Apesar dessa regra, o resultado das eleições deste ano de 2016 mostra que, em todo Brasil, 14.417 mulheres foram registradas como candidatas, mas terminaram a eleição com votação zerada. O número elevado dessas ocorrências indica que há um movimento de candidaturas laranjas, quando o partido lança candidatos apenas para preencher a cota obrigatória de 30%, sem investir na campanha dessas candidatas”, disse a ministra Luciana Lóssio.

Investigação

A partir desses números, o vice-procurador-geral da República, Nicolao Dino, enviou orientações aos procuradores eleitorais para que apurem a veracidade dessas candidaturas conferindo assinaturas e documentos que constam no processo de registro de candidatura. Eles também devem verificar se houve gastos de campanha, uma vez que nas candidaturas fictícias é comum a inexistência de investimento na campanha eleitoral.

No caso de serem comprovadas essas irregularidades, além de denunciar os responsáveis pelo crime de falsidade ideológica eleitoral, os membros do MPE devem propor ação de investigação eleitoral e de impugnação do mandato eletivo contra os candidatos homens da legenda partidária, que se beneficiaram com a ilegalidade. Segundo Nicolao Dino, a impugnação não deve se estender às mulheres eleitas, visto que a fraude não influenciou suas candidaturas.

Imagem:Reprodução do Google

Vice-Procurador-Geral da República, Nicolao Dino

Veja a AIJE que pede a cassação do mandato do vereador Zé Totó:

PROCESSO:

Nº 0000277-75.2016.6.18.0024 - AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL UF: PI

MUNICÍPIO:

JOSÉ DE FREITAS - PI

 

PROTOCOLO:

899072016 - 15/12/2016 13:57

INVESTIGANTE:

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL

INVESTIGADO(S):

JOSÉ ANTÔNIO CARDOSO DA SILVA, vereador eleito

INVESTIGADO(S):

SOLANGE BARBOSA DE OLIVEIRA

INVESTIGADO(S):

MARIA LOPES DOS SANTOS SILVA

INVESTIGADO(S):

MARIA DO AMPARO LOPES GOMES

INVESTIGADO(S):

CLAUDOMIRES CARDOSO DO NASCIMENTO

INVESTIGADO(S):

ANTÔNIO MARCOS DA CUNHA BARBOSA

INVESTIGADO(S):

JUNIEL ROBERT LEMOS

INVESTIGADO(S):

ANTÔNIO PEREIRA DA ROCHA

INVESTIGADO(S):

ERIMAR DE OLIVEIRA COSTA

INVESTIGADO(S):

RAIMUNDO ANDRADE DA SILVA FILHO

INVESTIGADO(S):

ADONIAS LOPES DE SOUZA

INVESTIGADO(S):

EVALDO GONÇALVES LIMA

INVESTIGADO(S):

FRANCISCO SARAIVA DE SOUSA

INVESTIGADO(S):

FRANCISCO DOS SANTOS

INVESTIGADO(S):

GILVAN ELIZEU DOS SANTOS SILVA

INVESTIGADO(S):

JOSÉ AUGUSTO DA SILVA

INVESTIGADO(S):

LUCAS BELTRAN CARDOSO DA SILVA

INVESTIGADO(S):

NERCI CAMPOS DE OLIVEIRA

INVESTIGADO(S):

TILMAR FALCÃO MENDES SILVA

INVESTIGADO(S):

ANTONIO JOSÉ DE ARAÚJO SILVA

INVESTIGADO(S):

MARIA DAS GRAÇAS SANTOS CRUZ

INVESTIGADO(S):

PEDRO BORGES DA SILVA

INVESTIGADO(S):

LAYANE ALVES DA SILVA

INVESTIGADO(S):

JOSÉ CARLOS DA SILVA MACHADO

INVESTIGADO(S):

MARIA DE LOURDES PREIRA DOS SANTOS

INVESTIGADO(S):

ANTONIA MARIA DA ANUNCIAÇÃO ALVES DE ALMEIDA

JUIZ(A):

LIRTON NOGUEIRA SANTOS

ASSUNTO:

AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL - Eleições - Eleições - Eleição Proporcional - FRAUDE. ABUSO DE PODER POLÍTICO. CASSAÇÃO DO DIPLOMA. - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA - PEDIDO DE CASSAÇÃO/PERDA DE MANDATO ELETIVO

LOCALIZAÇÃO:

ZONA24-VIGÉSIMA QUARTA ZONA ELEITORAL DO PIAUI

Última atualização ( Dom, 29 de Janeiro de 2017 18:42 )
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Supremo anula delação premiada de Sérgio Cabral

News image

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (27) para anular a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, que está preso desde novembro ...

Leia mais

Juiz celebra casamentos por videoconferência durante pandemi

News image

Na manhã desta quinta-feira (28 de maio de 2020), na cidade de José de Freitas-PI, que fica a 48 km da capital do Piauí (Teresina), no Cartório do 2º Oficio ...

Leia mais

Presidente Trump diz tomar hidroxicloroquina contra a covid-

News image

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com o ...

Leia mais

Programa de redução de salário preserva mais de 7 milhões de

News image

O programa de redução temporária de salários e de suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) ajudou a preservar 7.206.915 de empregos, divulgou hoje (12) a ...

Leia mais

Entenda as regras de transição da reforma da Previdência

News image

A promulgação, nos próximos dias, da emenda à Constituição que reformou a Previdência exigirá atenção do trabalhador, principalmente do que estiver próximo de se aposentar. A proposta aprovada pelo Congresso ...

Leia mais

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federa

News image

O presidente Jair Bolsonaro determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares "estáticos, mó...

Leia mais

Proibição de telemarketing de telefônicas começa amanhã

News image

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas ...

Leia mais

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência enviada p

News image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, com 379 votos a favor e 131 contra, em primeiro turno, a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Jair ...

Leia mais

Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

News image

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira ...

Leia mais

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reform

News image

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o ...

Leia mais

"Se forçar a barra, não aprova nada", diz Bolsonaro sobre Pr

News image

O governo deve ceder para ver a reforma da Previdência aprovada, afirmou hoje (14) o presidente Jair Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, ao analisar a tr...

Leia mais

Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio

News image

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmaram ontem (16) que o Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, entrará em testes a partir do di...

Leia mais

Senac de José de Freitas abre inscrições para o curso de Red

News image

O Senac de José de Freitas, por meio da sua gerente de Unidade, Dalyne Farias, torna público a abertura das inscrições para o curso de Redação para o Enem 2019. ...

Leia mais

Decreto de Bolsonaro facilita porte de armas para advogados,

News image

O decreto do presidente Jair Bolsonaro anunciado nesta terça-feira, 7, e publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) facilita o porte de armas de fogo para uma série ...

Leia mais

Reforma vai gerar economia de R$ 1,236 trilhão em 10 anos, d

News image

A economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos. O novo número foi divulgado hoje (25) pelo Ministério da Economia, ao...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.