Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  [email protected] / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Dom, 08 de Abril de 2018 20:37    PDF Imprimir Escrever e-mail
Defesa Civil informa que não há mais como evitar o rompimento da Barragem do Bezerro

A Defesa Civil do Estado do Piauí divulgou uma nota no início da noite deste domingo (8 de abril de 2018) informando que não tem mais como evitar o rompimento da Barragem do Bezerro no Município de José de Freitas-PI. A nota foi divulgada após os técnicos encontrarem mais dois locais de vazamento no paredão da barragem, que são maiores do que o que foi encontrado no início da manhã de hoje.

De acordo com informações prestadas por Rubens Rocha, Assessor de Comunicação da Prefeitura de José de Freitas, os técnicos informaram que é apenas questão de horas para vir a ocorrer o rompimento da barragem. Eles informaram que a barragem pode romper até o final da noite deste domingo ou na madrugada desta segunda-feira (9 de abril de 2018).

Prefeito Roger Linhares acompanhando o trabalho realizado pelas máquinas no sangradouro da Barragem do Bezerro.

O geólogo José Iran Paiva Felinto, que é o atual secretário de Agricultura e Desenvolvimento de José de Freitas-PI, informou que o rompimento da barragem, se vier a se consumar é por causa de vândalos que retiraram um grande numero de pedras do paredão da barragem.Máquinas trabalhando na Barragem do Bezerro em José de Freitas-PI.

Durante todo o dia de domingo, máquinas trabalharam nas obras de rebaixamento do sangradouro no intuito de rebaixar o nível do reservatório. Em uma vistoria realizada no final da tarde deste domingo foram constatados mais duas rachaduras no paredão da barragem aumentando ainda mais o risco de rompimento a qualquer momento.

Prefeito Roger Linhares reunido com o deputado Fábio Abreu, equipes do 25° BC e Corpo de Bombeiros.

Uma força tarefa e um grupo de crise foram criados para tomar ações em relação ao problema. Uma equipe composta pelo Corpo de Bombeiros, Departamento de Infraestrutura e Transportes, Exército, Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil, Polícia Militar, Idepi, Prefeitura Municipal de José de Freitas estão monitorando e realizando os serviços de acompanhamento e evacuação das pessoas que moram nas localidades que estão na área de risco.Prefeito Roger e o deputado Fábio Abreu reunidos com os técnicos da Defesa Civil, em José de Freitas-PI.

Moradores das comunidades Açaí, Simpatia, Lembrada, São Fernandes, Caiçara e Assentamento Lembrada foram orientados a deixarem suas casas imediatamente e se dirigirem a locais seguros. Para as localidades Sipaúba, Jacaré, Tucuns, Pai Luiz e outras comunidades adjacentes foi emitido um alerta, que em caso de rompimento ficarão isoladas. A Prefeitura de José de Freitas está recebendo as famílias que não tiverem um local para ir, nas Escolas Municipais Agripina Portela e Senhor Carvalho.Barragem do Bezerro, em José de Freitas-PI.

O prefeito Roger Linhares está desde a manhã deste domingo, acompanhando os trabalhos na Barragem do Bezerro com sua equipe. O clima está tenso na cidade de José de Freitas e nesta noite de domingo continua chovendo no Município, o que pode causar mais rápido o rompimento da Barragem do Bezerro, segundo os técnicos da Defesa Civil do Estado.Prefeito Roger Linhares e o deputado Fábio Abreu reunidos com técnicos da Defesa Civil e do Exército.

O deputado federal Fábio Abreu que tem a maioria de seus familiares em José de Freitas-PI, desde a manhã deste domingo se encontra na cidade e já se reuniu várias vezes com os técnicos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Exército que estão trabalhando na tentativa de evitar o rompimento da Barragem do Bezerro.

Ex-conselheiro do CNJ, advogado Norberto Campelo.

O ex-conselheiro do CNJ, advogado Norberto Campelo, que já morou vários anos em José de Freitas-PI, onde ainda tem fazenda, manteve contato com o jornalista José Saraiva, do Saraivareporter.com, por volta 20h55min deste domingo (8) e demonstrou preocupação com a população de José de Freitas em caso de a Barragem do Bezerro vir a romper. Norberto Campelo espera que se vier a ocorrer o rompimento da barragem, mas que não seja registrado nenhum óbito. O ex-conselheiro que é muito respeitado no Brasil, se solidariza à população de José de Freitas, onde ele recebeu título de cidadão daquele Município.Secretário de Governo da Prefeitura de José de Freitas-PI, Rummenigge Rocha.

O Secretário de Governo da Prefeitura de José de Freitas-PI, Rummenigge Rocha informou por volta das 21 horas deste domingo (8) que em caso de rompimento da Barragem do Bezerro serão atingidas as seguintes localidades: Açaí, São Fernandes, Repouso, Assaré, Sol Nascente, Natal, Todos os Santos, Malhada de Fora, Sipaúba, Mandacaru, Lembrada, Vargem Grande, Jacaré, Pai Luiz e Alecrim.Barragem do Bezerro, em José de Freitas-PI.

O Governo do Estado do Piauí divulgou nota informando que uma força-tarefa foi montada para atuar no diagnóstico e correção da falha verificada na Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas-PI. A nota do Governo diz que todas as ações que estão sendo realizadas são repassadas ao Sistema Nacional da Defesa Civil.

Bombeiros afirmam que no momento a barragem tem 60 a 70 por cento para romper

Os bombeiros que se encontram trabalhando na Barragem do Bezerro informaram por volta das 22 horas deste domingo (8 de abril de 2018) que no momento a barragem tem 60 a 70 por cento de possibilidade de ocorrer o seu rompimento. Eles continuam em local estratégico monitorando a situação da barragem e outras equipes continuam trabalhando para tentar evitar o seu rompimento.Funcionário da Eletrobras, Francisco José Pereira dos Santos, conhecido por Castelo.

Subestação da Eletrobras na Barragem do Bezerro só será desligada se houver necessidade

O funcionário da Eletrobras, Francisco José Pereira dos Santos, conhecido por Castelo que trabalha na agência de José de Freitas, onde também é vereador, informou que a Subestação da Eletrobras que fica próximo ao paredão da Barragem do Bezerro só será desligada se for necessário e será feito por controle remoto diretamente da capital do Piauí (Teresina). Castelo acrescentou que está em contato direto com a Eletrobras em Teresina e o desligamento da subestação só será realizado se for necessário.Promotor Flávio Teixeira com equipes do Exército e do Corpo de Bombeiros acompanhando de perto o caso da Barragem do Bezerro.

Se for confirmado rompimento, água da Barragem do Bezerro vai para o Rio Marataoan

De acordo com informações repassadas por volta das 23h25min deste domingo (8 de abril) ao Saraivareporter.com, em caso de confirmado o rompimento da Barragem do Bezerro, a água que sairá da barragem faz estrago de cerca de 10 quilômetros, pois vai arrastando tudo que tiver pela frente e dai para frente provocará alagamentos. As equipes que estão trabalhando na barragem onde já abriram duas grandes valas no sangradouro afirmam que se for confirmado o rompimento, a água vai para os Rios Lembrada e Pai Luiz e depois cairá no Rio Marataoan. As famílias que moram nas imediações já foram retiradas pelas equipes do Exército que estão trabalhando no caso.

Equipes do Corpo de Bombeiros reunidas com o prefeito Roger Linhares na noite deste domingo explicando a situação da Barragem do Bezerro.

O secretário de Infraestrutura do Município de José de Freitas-PI, engenheiro Mauro Torres informou aos 30 minutos desta segunda-feira (9 de abril de 2018) que a Barragem do Bezerro tem alguns pontos de vazamento no paredão que ameaça o seu rompimento e que neste domingo (8), a engenharia abriu uma comporta da barragem para aliviar um pouco a pressão da água e o sangradouro foi rebaixado e com isso foi forçado o sangramento da barragem que já está sangrando e que está tendo o aumento de volume de água nos Riachos do Bezerro e São Fernandes, exatamente, porque a Barragem do Bezerro está sangrando.

Secretário de Infraestrutura de José de Freitas-PI, Mauro Torres

Mauro Torres informou que com o sangramento da barragem, as equipes esperam que diminua a pressão da água nos locais que estão comprometidos no paredão da barragem. O secretário acrescentou que o que a engenharia poderia fazer durante todo o dia de domingo foi feito e que se até a manhã de hoje não ocorrer o rompimento da barragem, as equipes vão retomar os serviços para alargar ainda mais o volume de água que vai sair da barragem. Mauro Torres disse que o Exército e a Defesa Civil retiraram as famílias das áreas de riscos como uma forma de prevenção.

Equipes que trabalham na Operação Barragem do Bezerro reunidas na Escola Municipal Agripina Portela de onde saem as decisões e informações sobre o caso.

Exército retirou famílias de área de risco em José de Freitas-PI

Barragem do Bezerro, em José de Freitas-PI

Comandante do Corpo de Bombeiros informa que água aumentou na Barragem do Bezerro

O comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Carlos Frederico Macedo Mendes informou por volta das 7 horas da manhã desta segunda-feira (9 de abril de 2018) que as águas aumentaram na Barragem do Bezerro com a chuva que caiu na noite de domingo em José de Freitas e que cerca de 200 famílias foram retiradas de áreas de risco em caso se vir a ocorrer o rompimento, que segundo ele continua ameaçado mesmo com o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes formadas pelas Defesas Civil Estadual e Municipal, Exército e Corpo de Bombeiros. O coronel Frederico informou que uma fissura detectada logo no início da manhã de domingo (8) é que mais está preocupando as equipes que continuam trabalhando na Barragem do Bezerro.

Comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Carlos Frederico

Última atualização ( Seg, 09 de Abril de 2018 07:43 )
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

PF indicia Abilio Diniz e ex-presidente da BRF

News image

A Polícia Federal indiciou o empresário Abílio Diniz, ex-presidente do Conselho de Administração da BRF, e ex-diretores da empresa por organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica e crime contra a saúde ...

Leia mais

Qual é o tamanho atual do buraco na camada de ozônio?

News image

  Apesar da pouca atenção que tem recebido recentemente, o buraco na camada de ozônio ainda existe, embora a comunidade científica esteja otimista sobre a redução do seu ...

Leia mais

Apple atinge marca histórica de US$ 1 trilhão em valor de me

News image

A Apple se tornou nesta quinta-feira, (2), a primeira empresa a alcançar a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado. Durante o pregão da Nasdaq, as ações da ...

Leia mais

Há mais eleitores analfabetos do que com ensino superior no

News image

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (1º) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Piauí tem 2.370.894 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. Deste total, o número de eleitores analfabetos ...

Leia mais

Bolsonaro é oficialmente candidato a presidente do Brasil pe

News image

O Partido Social Liberal (PSL) oficializou neste domingo a candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República. Porém, até o momento, preferiu não anunciar o nome de quem será seu...

Leia mais

Kim Jong-un se compromete com desnuclearização completa após

News image

Coreia do Norte se comprometeu com a desnuclearização completa da península coreana nesta terça-feira (12), durante o encontro de seu líder, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Tr...

Leia mais

Homem é condenado por infectar mulheres com HIV no Rio

News image

A Justiça do Rio condenou Renato Peixoto Leal Filho a sete anos de prisão por contaminar, propositalmente, mulheres com o vírus HIV. Morador da Barra da Tijuca, na Zona Oeste ...

Leia mais

Casal suíço desaparecido há 75 anos é encontrado congelado

News image

Corpos de um casal desaparecido há 75 anos na Suíça foram encontrados congelados nos alpes. Os cadáveres estão perfeitamente preservados, foram encontrados juntos e ainda vestindo as roupas de 1942. ...

Leia mais

Teresina registra madrugada de 17°C pela segunda vez na sema

News image

Os teresinenses têm estranhando as baixas temperaturas nos últimos dias. Na madrugada desta terça-feira (18) foi registrado de 17°C e pela manhã os termômetros marcaram 20ºC. Esta é a segunda ...

Leia mais

Temer ignora votos contrários do PSDB e defende paz com tuca

News image

BRASÍLIA — O presidente Michel Temer lançou uma ofensiva para tentar reduzir a tensão em alas do PSDB, hoje o mais incômodo aliado do governo, e ampliar a gordura de vo...

Leia mais

Condenada pela morte de Isabella Nardoni pede para ir ao sem

News image

A defesa de Anna Carolina Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni, de 5 anos, pediu à Justiça nesta segunda-feira (24) a progressão da detenta do regime fechado para ...

Leia mais

Polícia Federal prende presidente da CBDA em operação contra

News image

A Polícia Federal realiza, na manhã desta quinta-feira, a operação Águas Claras, que apura esquema de desvio de recursos públicos na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Cinco pessoas foram pr...

Leia mais

Goleiro Danilo morre após ter sido resgatado após queda de a

News image

O goleiro da Chapecoense Danilo, de 31 anos, que chegou a ser resgatado e socorrido após a queda de um avião na Colômbia, na madrugada desta terça-feira (29), não resistiu ...

Leia mais

BB pode economizar até R$ 3,8 bi com reestruturação, diz pre

News image

O presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, afirmou nesta segunda-feira (21) que a reestruturação de agências e o plano de demissão incentivada, anunciados neste domingo (20) pela instituição financeira, po...

Leia mais

Corpo em decomposição é localizado dentro de poste em Goiâni

News image

Um corpo, ainda não identificado, foi encontrado dentro de um poste de ferro, no Setor Jardim Europa, em Goiânia. Segundo a Polícia Civil, vizinhos sentiram um forte odor e acionaram ...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.