Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  [email protected] / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Sex, 23 de Agosto de 2019 09:17    PDF Imprimir Escrever e-mail
Piauiense que lançou escola de canoagem em José de Freitas conquista mundial na Hungria

O piauiense Luís Carlos Cardoso, que é atleta da Seleção Brasileira de Paracanoagem conquistou na tarde da última quinta-feira (22 de agosto de 2019), em Szeged, na Hungria, a sua 6ª medalha de ouro em campeonatos mundiais. Com o resultado, o atleta garantiu vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020.

A medalha dourada veio na prova VL2 Masculino 200m no Mundial de Canoagem em Szeged Maty, na Hungria. O atleta piauiense dominou a prova do início ao fim concluindo o trajeto em 51s68. Para o segundo e terceiro colocado foram pouco mais de um segundo de diferença. O português Norberto Mourão ficou com a medalha de prata e o polonês Jakub Torarz, o bronze.

Imagens: Wilson Filho

Luís Carlos, na barragem do Bezerro, em José de Freitas-PI, no dia 10 de novembro de 2018.

Em uma postagem em seu perfil oficial no Instagram, o atleta comemorou a conquista de mais um campeonato.

“Estou imensamente feliz por conquistar a minha sexta medalha de ouro em mundiais e garantir vaga para o nosso país na categoria Vl2. Amanhã tem bandeira brasileira hasteada no local mais alto do pódio e hino nacional tocando em terras húngara. É o nosso Brasil!!! Glorias a Deus!!” concluiu.

Antes de embarcar para Hungria, o piauiense Luís Carlos disputou o Pan-Americano e Sul-Americano de paracanoagem, em São Paulo, e subiu ao pódio sete vezes, com direito a 100% de aproveitamento, foram sete medalhas de ouro conquistadas. A sequência de bons resultados foi o gás motivador do piauiense na competição mundial. Na última quarta-feira, o atleta sequer precisou disputar as semifinais, pois foi o primeiro colocado geral na fase eliminatória do VL2. O paratleta também foi vice-campeão em Montemor-o-velho em 2018.

Luís Carlos ao lado do seu professor Arkos Angyal, promotor Flávio Teixeira e o prefeito Roger Linhares, no dia 10 de novembro de 2018, quando participou do lançamento da Escola de canoagem Iporanga.

Luís Carlos lançou escola de canoagem de José de Freitas no Piauí

A Barragem do Bezerro, em José de Freitas, no Norte do Piauí, recebeu as primeiras braçadas do projeto que quer usar a canoagem para difundir o esporte no estado do Piauí e ajudar a preservar o meio ambiente.

No dia 10 de novembro de 2018, com a presença do campeão mundial Luís Carlos Cardoso e seu treinador, o húngaro Akos Angyal foi lançada a Associação Escola de Canoagem Iporanga, no município de José de Freitas-PI. O prefeito Roger Linhares (Progressistas) e representantes de entidades do município participaram do lançamento da Escola de Canoagem Iporanga que pode ser um novo marco no esporte do estado do Piauí.

Promotor Flávio Teixeira, no dia 10 de novembro de 2018, quando lançava a Escola de Canoagem Iporanga, em José de Freitas-PI ao lado do campeão mundial Luís Carlos.

A Escola Iporanga está promovendo aulas gratuitas para crianças e adolescentes do município de José de Freitas, desde o dia 12 de novembro de 2018. É a primeira iniciativa neste modelo que se tem notícia no estado do Piauí.

Iniciativa do Ministério Público Estadual

O projeto surgiu após iniciativa do Ministério Publico Estadual, através do promotor de Justiça Flávio Teixeira de Abreu Júnior. Há mais de seis anos, ele se mudou para trabalhar em José de Freitas e notou que a Barragem do Bezerro era aproveitada somente para banho, pescaria e alguns barcos e jet skis e que faltavam novas alternativas para a juventude. Luís Carlos, no dia 10 de novembro de 2018, na barragem do Bezerro, em José de Freitas-PI.

Com o sucesso do Isaquías Queiroz nas Olimpíadas, e depois conhecendo o Luís Carlos, eu pensei: poxa, a gente podia ver a canoagem aqui. E daí surgiu essa ideia, para a gente implantar a canoagem para tirar a criança e o adolescente das ruas, para dar outra alternativa de esporte, para conscientizar sobre a preservação da barragem do Bezerro”, disse o promotor Flávio Teixeira no dia 10 de novembro de 2018, na presença do hoje campeão mundial Luís Carlos.

Até então, Flávio Teixeira não tinha qualquer relação com a canoagem. Há mais de seis anos, Flávio Teixeira de Abreu Júnior é o titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de José de Freitas e no momento também vem respondendo pela 1ª Promotoria de Justiça. Na sua profissão, Flávio Teixeira tem movido esforços por se preocupar com a preservação da Barragem do Bezerro, inclusive com ações judiciais. E como cidadão, resolveu mobilizar a sociedade para que a própria população abrace essa causa através do esporte.

Assim surgiu a Associação Iporanga. A associação está composta com sua primeira diretoria - da qual Flávio Teixeira Júnior não faz parte. Ou seja: o objetivo de mobilizar José de Freitas começou a ser alcançado.

Canoas da Escola de Canoagem Iporanga, em José de Freitas-PI.

O presidente da entidade é Veridiano Aguiar, que espera trabalhar inicialmente com 30 crianças e jovens. Três canoas foram adquiridas pelo Ministério Público, através do promotor Flávio Teixeira para o início das aulas. Os objetivos da Iporanga estão bem definidos:

Dez instrutores foram formados. Por enquanto, a associação tem como pagar o salário de apenas um.

Com o lançamento da escolinha de canoagem, a Iporanga espera contar com o apoio do poder público e da iniciativa privada para ampliar ainda mais suas ações.Veridiano Aguiar, presidente da Associação Iporanga.

Luís Carlos foi convidado de honra para lançar a escola em José de Freitas

Luís Carlos Cardoso foi aplaudido no dia 10 de novembro de 2018 ao contar sua história de vida em uma palestra no Teatro Municipal Barítono Raimundo Pereira, no Centro da cidade de José de Freitas-PI. Ex-dançarino de bandas de forró, entre elas a do cantor Frank Aguiar, o piauiense de Picos foi acometido por esquistossomose em dezembro de 2009. A infecção o fez perder o movimento das pernas. No mês seguinte, ele perdeu a mãe. 

Foi a primeira reviravolta na vida do piauiense. A outra veio durante reabilitação, quando Luís Carlos descobriu o basquete e depois a canoagem. Ao invés das cestas, resolveu remar. E não parou mais. Em 2011, já disputava competições internacionais. Foi o primeiro brasileiro a conquistar dois ouros em campeonatos mundiais de paracanoagem - já são seis no total, sem contar as medalhas de prata e bronze.Luís Carlos quando chegava a barragem do Bezerro, em José de Freitas-PI, no dia 10 de novembro de 2018.

Retornar ao Piauí é sempre um privilégio. Especialmente agora com o objetivo de inaugurar a primeira escolinha de canoagem do nosso estado. Estou muito feliz e acredito muito que esse projeto vai dar certo. Sei que é importante ter um atleta filho do Piauí, poder voltar aqui e dar essa contribuição, essa inspiração para a molecada que está começando. Espero muito poder encontrá-los nas competições lá fora. Acredito muito que aqui tem grandes talentos, só precisam ser lapidados”, disse Luís Carlos quando esteve em José de Freitas-PI para o lançamento da escola de canoagem.Arkos, treinador do piauiense Luís Carlos, quando falava no lançamento da escola de canoagem, em José de Freitas-PI.

Arkos Angyal, treinador de Luís Carlos, visitou a Barragem do Bezerro, em José de Freitas-PI ao lado do atleta e demonstrou empolgação com a iniciativa.

É fantástico que tenha um projeto implantado explorando essa natureza que está aqui. Acho que as pessoas que sonharam esse projeto escolheram um lugar muito bom e espero que seja muito bem executado.

Luís Carlos, na barragem do Bezerro, em José de Freitas-PI.

A Confederação Brasileira de Canoagem já deu o primeiro sinal de cooperação. Segundo o promotor Flávio Teixeira, a entidade bancou as passagens da viagem de Luís Carlos ao Piauí.

No futuro, com a Iporanga mais forte e, quem sabe, o surgimento de novas associações, seja criada a Federação de Canoagem do Piauí e nossos futuros atletas possam mostrar a força de quem rema rio abaixo, rio arriba, como canta o nosso hino.

Última atualização ( Sex, 23 de Agosto de 2019 09:48 )
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federa

News image

O presidente Jair Bolsonaro determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares "estáticos, mó...

Leia mais

Proibição de telemarketing de telefônicas começa amanhã

News image

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas ...

Leia mais

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência enviada p

News image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, com 379 votos a favor e 131 contra, em primeiro turno, a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Jair ...

Leia mais

Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

News image

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira ...

Leia mais

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reform

News image

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o ...

Leia mais

"Se forçar a barra, não aprova nada", diz Bolsonaro sobre Pr

News image

O governo deve ceder para ver a reforma da Previdência aprovada, afirmou hoje (14) o presidente Jair Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, ao analisar a tr...

Leia mais

Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio

News image

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmaram ontem (16) que o Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, entrará em testes a partir do di...

Leia mais

Senac de José de Freitas abre inscrições para o curso de Red

News image

O Senac de José de Freitas, por meio da sua gerente de Unidade, Dalyne Farias, torna público a abertura das inscrições para o curso de Redação para o Enem 2019. ...

Leia mais

Decreto de Bolsonaro facilita porte de armas para advogados,

News image

O decreto do presidente Jair Bolsonaro anunciado nesta terça-feira, 7, e publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) facilita o porte de armas de fogo para uma série ...

Leia mais

Reforma vai gerar economia de R$ 1,236 trilhão em 10 anos, d

News image

A economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos. O novo número foi divulgado hoje (25) pelo Ministério da Economia, ao...

Leia mais

Ministro Osmar Terra confirma que nova Lei Rouanet terá teto

News image

O governo confirmou a redução de 98% do valor máximo autorizado por projeto beneficiado com a Lei Rouanet. A diminuição de R$ 60 milhões para R$ 1 milhão por projeto ...

Leia mais

Odebrecht tinha ‘bunker’ para pagar propina e caixa 2

News image

Uma sala comercial no terceiro andar de um prédio na Avenida Faria Lima, principal corredor financeiro de São Paulo, serviu como “bunker” (abrigo) para armazenar notas de dinheiro obtidas por ...

Leia mais

Ministério da Saúde abre hoje segunda fase da vacinação cont

News image

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em nova etapa hoje (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, ...

Leia mais

Incêndio de Notre-Dame provavelmente foi acidental, dizem pr

News image

O incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame provavelmente foi causado por um acidente, disseram procuradores franceses nesta terça-feira, depois que bombeiros apagaram as últimas chamas nas ruínas de ma...

Leia mais

‘Amigo do amigo do meu pai’, diz Marcelo Odebrecht sobre Tof

News image

O empreiteiro Marcelo Odebrecht entregou à Polícia Federal um documento em que explica a identidade de alguns codinomes citados em e-mails apreendidos em seu computador. No material enviado à Lava Ja...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.