Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  reportersaraiva@hotmail.com / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Qua, 27 de Maio de 2020 14:37    PDF Imprimir Escrever e-mail
Atuação de construtora em obra da Equatorial no Sul do Piauí faz aumentar casos da Covid-19

Moradores dos municípios de Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Lagoa do Barro do Piauí e outras cidades do entorno estão indignados com o andamento de uma obra executada na região pela empreiteira Andrade Gutierrez em plena pandemia do novo coronavírus. A empresa mantém centenas de trabalhadores, muitos de outros estados do país, na construção de uma linha de transmissão da Equatorial Energia que passa pelos municípios.

Em abril, o Grupo Equatorial Energia foi à Justiça para retomar as frentes de serviço que haviam sido paralisadas por conta da pandemia. Uma decisão liminar do juiz Robledo Moraes Peres, plantonista da Vara do Núcleo do Plantão de São Raimundo Nonato, autorizou a retomada dos serviços. Além disso, o magistrado proibiu os três municípios de baixar decretos ou expedir qualquer ato que determinasse a suspensão das obras da Linha de Transmissão.

Canteiros registram grande fluxo de pessoas (Foto: Reprodução/Equatorial)

Na ocasião, a Prefeitura de Dom Inocêncio informou ao Política Dinâmica que iria recorrer da decisão, mas não recorreu. O município de Lagoa do Barro do Piauí também não apresentou recurso para tentar derrubar a liminar. O único que se manifestou contra a decisão foi o município de Dirceu Arcoverde. Segundo a assessoria jurídica da prefeitura, a gestão entrou com embargo de declaração contra a medida do juiz que proibiu o município de editar decretos e normas que afetassem a obra. O embargo aguarda julgamento.

Justamente após a decisão do juiz Robledo Moraes, trabalhadores de várias regiões começaram a chegar aos municípios e circular de um canteiro para o outro. Os casos de Covid-19 logo surgiram e dispararam em poucos dias. Quase todos são de pessoas que trabalham na obra ou tiveram algum tipo de contato com alguém que trabalha no empreendimento.Obra possui centenas de trabalhadores (Foto: Reprodução/Equatorial)

Antes da liminar, não havia nenhum caso de Covid-19 nas cidades de Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio e Lagoa do Barro do Piauí. Somente após a ordem judicial que permitiu o fluxo de trabalhadores na região os casos começaram a surgir e se multiplicar. Até esta quarta-feira (27 de maio de 2020), Dirceu Arcoverde confirmou 22 casos da Covid-19, sendo 11 deles apenas no último boletim divulgado. Em Dom Inocêncio já são quatro casos confirmados e em Lagoa do Barro do Piauí são sete casos.

Para o advogado Ednaldo Damasceno, a decisão do juiz que autorizou a retomada da obra foi equivocada. Segundo ele, o magistrado acolheu argumento da Equatorial de que o serviço de energia é essencial. No entanto, Ednaldo avalia que a obra da linha de transmissão não deveria se enquadrar como essencial, pois se trata de uma estrutura que ainda vai ser concluída e, caso fosse paralisada, não iria afetar em nada a estrutura de fornecimento de energia já existente.

"Na minha interpretação, essa obra executada pela empresa Andrade Gutierrez não se trata de serviço essencial. Ela poderia ser suspensa e não iria impedir o fornecimento de energia com a estrutura que já existe no momento. Essa obra será para o melhoramento futuro no fornecimento de energia. O decreto do Governo Estadual é bem claro. Está autorizado o serviço de energia, mas são serviços de manutenção do sistema que já está em funcionamento. Eu acho que foi equivocada a decisão, pois na verdade não é um serviço essencial. Essa obra vem causando sérios problemas à saúde pública local e essa decisão precisa ser revista", falou.

O município de Dom Inocêncio, no Piauí (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

SEM ESTRUTURA DE SAÚDE

O fato das cidades da região serem pequenas e com pouca estrutura de saúde aumenta ainda mais a preocupação com o avanço desenfreado dos casos do novo coronavírus.

De acordo com o vereador Ângelo Oliveira (MDB), de Dom Inocêncio, a situação é muito preocupante porque o município não tem estrutura de saúde para internar pacientes com Covid-19. Ele conta que os trabalhadores da obra trouxeram o vírus de fora após a decisão do juiz e colocam em risco toda a população da cidade. Ângelo alerta que os interesses econômicos em torno da obra não podem se sobrepor à vida da população local.

“A saúde de Dom Inocêncio não tem capacidade para esse povo. Não temos nem para os daqui, quanto mais para essas pessoas de fora. São pessoas de vários estados que ficam transitando de um canteiro da obra para outro. Estão trazendo a doença para dentro de Dom Inocêncio. Temos nossos familiares aqui, somos os mais prejudicados. A situação é tão grave que até filhos da terra que trabalhavam na obra estão saindo com medo de se contaminarem. Essa decisão judicial precisa ser revista”, desabafou o vereador.

Na cidade de Dirceu Arcoverde, a situação é uma das mais graves, pois os casos crescem assustadoramente. O município fica localizado na divisa com a Bahia e abriga um dos canteiros. Por lá, foram 11 casos confirmados apenas de segunda-feira (25) para terça-feira (26). O Política Dinâmica tentou contato durante toda a manhã desta quarta-feira (27) com a secretária de saúde e com o prefeito Carlão do Feijão, mas eles não atenderam aos telefones.

Política Dinâmica também tentou contato com a assessoria jurídica da Prefeitura de Dom Inocêncio para saber porque não houve recurso contestando a liminar, mas as ligações não foram atendidas.

MUITOS INFECTADOS NA REGIÃO

Na madrugada desta quarta-feira (27 de maio de 2020), a Polícia Militar e equipes da Saúde interceptaram em São Raimundo Nonato veículos que levavam pessoas infectadas, supostamente funcionários da obra, para ficarem de quarentena em hotéis da cidade. Após denúncia de que os pacientes estavam sendo colocados nos hotéis, a Polícia Militar montou uma barreira para impedir a chegada dos carros na cidade de São Raimundo Nonato-PIPoliciais interceptaram veículos em São Raimundo Nonato (Foto: Divulgação/PM-PI)

“Seria um caos. Pessoas utilizando de horários estratégicos para adentrarem em nosso município podendo causar um verdadeiro caos de disseminação do vírus. Prontamente agimos para evitar maiores danos a população”, disse Ivanaldo Santos, capitão da PM.

O QUE DIZ A RESPONSÁVEL PELA OBRA

Em nota enviada ao Política Dinâmica, o Grupo Equatorial Energia garante que a empreiteira Andrade Gutierrez elaborou um plano de contingência que segue todos os padrões de limpeza, higiene e prevenção, evitando a disseminação do coronavírus e garantindo a segurança de todos que trabalham na obra e também da população de entorno.

No entanto, quem mora na região não se sente nem um pouco seguro.

LEIA TAMBÉM:

Justiça autoriza retomada de obra com centenas de trabalhadores no Piauí

 

Fonte: Política Dinâmica

Última atualização ( Qua, 27 de Maio de 2020 14:45 )
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Juiz celebra casamentos por videoconferência durante pandemi

News image

Na manhã desta quinta-feira (28 de maio de 2020), na cidade de José de Freitas-PI, que fica a 48 km da capital do Piauí (Teresina), no Cartório do 2º Oficio ...

Leia mais

Presidente Trump diz tomar hidroxicloroquina contra a covid-

News image

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com o ...

Leia mais

Programa de redução de salário preserva mais de 7 milhões de

News image

O programa de redução temporária de salários e de suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) ajudou a preservar 7.206.915 de empregos, divulgou hoje (12) a ...

Leia mais

Entenda as regras de transição da reforma da Previdência

News image

A promulgação, nos próximos dias, da emenda à Constituição que reformou a Previdência exigirá atenção do trabalhador, principalmente do que estiver próximo de se aposentar. A proposta aprovada pelo Congresso ...

Leia mais

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federa

News image

O presidente Jair Bolsonaro determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares "estáticos, mó...

Leia mais

Proibição de telemarketing de telefônicas começa amanhã

News image

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas ...

Leia mais

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência enviada p

News image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, com 379 votos a favor e 131 contra, em primeiro turno, a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Jair ...

Leia mais

Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

News image

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira ...

Leia mais

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reform

News image

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o ...

Leia mais

"Se forçar a barra, não aprova nada", diz Bolsonaro sobre Pr

News image

O governo deve ceder para ver a reforma da Previdência aprovada, afirmou hoje (14) o presidente Jair Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, ao analisar a tr...

Leia mais

Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio

News image

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmaram ontem (16) que o Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, entrará em testes a partir do di...

Leia mais

Senac de José de Freitas abre inscrições para o curso de Red

News image

O Senac de José de Freitas, por meio da sua gerente de Unidade, Dalyne Farias, torna público a abertura das inscrições para o curso de Redação para o Enem 2019. ...

Leia mais

Decreto de Bolsonaro facilita porte de armas para advogados,

News image

O decreto do presidente Jair Bolsonaro anunciado nesta terça-feira, 7, e publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) facilita o porte de armas de fogo para uma série ...

Leia mais

Reforma vai gerar economia de R$ 1,236 trilhão em 10 anos, d

News image

A economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos. O novo número foi divulgado hoje (25) pelo Ministério da Economia, ao...

Leia mais

Ministro Osmar Terra confirma que nova Lei Rouanet terá teto

News image

O governo confirmou a redução de 98% do valor máximo autorizado por projeto beneficiado com a Lei Rouanet. A diminuição de R$ 60 milhões para R$ 1 milhão por projeto ...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.