Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  reportersaraiva@hotmail.com / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Ter, 18 de Maio de 2021 13:35    PDF Imprimir Escrever e-mail
Aneel concluiu relatório sobre apagão em Teresina e apontou falhas da Equatorial

TV Clube teve acesso nesta terça-feira (17 de maio de 2021) ao relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que apontou as causas do apagão ocorrido entre os dias 31 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021, em Teresina-PI. Entre as conclusões, a Agência indicou falhas na rede de fornecimento de energia que abastece a capital piauiense.

A Equatorial Energia informou, por meio de nota, que vai responder os questionamentos feitos pela Aneel e que está fazendo investimentos na rede elétrica da capital (veja íntegra da nota ao fim da reportagem).

Bairro Primavera ficou quase 70 horas sem energia após temporal em Teresina — Foto: Reprodução/Redes sociais

O relatório indicou que 91.417 unidades consumidoras da Equatorial Piauí sofreram interrupção no fornecimento de energia elétrica entre os dias 31 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021. Por cerca de 66 horas, moradores da capital piauiense ficaram às escuras e acumularam prejuízos. Houve protestos por conta da demora do restabelecimento da energia.

Relatório de Fiscalização da Aneel sobre apagão em Teresina — Foto: Arquivo Pessoal

Mais de 90 mil unidades sem energia

Conforme o documento, entre os dias 31 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021, o sistema de distribuição de energia elétrica teve 14 alimentadores interrompidos, 85 ocorrências em transformadores de distribuição e 55 ocorrências em chaves, afetando 91.417 unidades consumidoras, o que corresponde a 23,5% das unidades de Teresina. A Equatorial Energia havia apontado interrupção do fornecimento em 27% da cidade.

Ao todo, 60% das unidades consumidoras com interrupção de fornecimento tiveram o serviço reestabelecido após 24 horas do início do apagão. Contudo, após 48 horas, 491 unidades ainda estavam sem fornecimento de energia.

Serviço na capital é inferior ao do restante do estado

A Aneel informou que existem dois indicadores de referência para determinar a qualidade do serviço de distribuição de energia prestado, especificamente quanto à duração do fornecimento. Eles dizem respeito: 1. ao período de tempo em que uma unidade fica sem energia e 2. quanto à quantidade de vezes em que o serviço é interrompido.

Segundo a empresa, foram apurados valores de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, que indicam que o serviço prestado à Teresina é inferior às demais cidades piauienses. Na capital, a qualidade do serviço piorou principalmente nos conjuntos Poty, Jockey, Marquês e Satélite.

O documento informou também que houve falhas na inspeção de ramais de comunicação, subestações e linhas de distribuição de energia elétrica durante todo o ano de 2020. Além de falta de efetividade do sistema de atendimento da Equatorial no processo de comunicação com o consumidor.

A Aneel concluiu que as causas do apagão foram, portanto:

Violação dos limites de tempo de interrupção de fornecimento de energia para nove dos dez conjuntos que fornecem energia para Teresina. Do mesmo modo, a distribuidora descumpriu os limites de frequência na interrupção do serviço para sete dos dez conjuntos;

Dificuldade da distribuidora em atuar rapidamente para solucionar, ou ao menos atenuar, as consequências do evento;

Deficiência no planejamento e alocação de equipes em localidades adequadas da concessão;

Falhas na correção tempestiva de defeitos detectados em alimentadores de média tensão, ramais de baixa tensão, subestações e linhas de distribuição;

Dificuldade da distribuidora em realizar o atendimento e a comunicação adequada com os consumidores.

A Equatorial Piauí terá um prazo máximo de 60 dias para apresentar providências que visem a adequação dos procedimentos desenvolvidos e o aperfeiçoamento do serviço prestado, especificamente no atendimento a ocorrências emergenciais. A empresa informou que vai responder questionamentos e que está fazendo investimentos na rede elétrica da capital (veja íntegra da nota ao fim da reportagem).

Apagão durou quase 70 horas

Na ocasião, uma forte chuva na noite do dia 31 de dezembro, com ventos fortes e intensos raios, provocou a queda do fornecimento de energia elétrica em bairros de todas as zonas da cidade. De acordo com o Climatempo, a precipitação acumulada foi superior a 30mm, ou seja, 4 vezes acima do patamar considerado como chuva forte.

Precipitação acumulada foi superior a 30mm no dia 31 de dezembro de 2020, em Teresina — Foto: Climatempo

A concessionária Equatorial Piauí afirmou que o problema foi ocasionado pela queda de 280 árvores de grande e médio porte sobre a rede elétrica. Segundo a empresa, a maioria destas árvores estava situada em terrenos particulares, portanto a poda regular deveria ser realizada por proprietários dos imóveis.

A empresa informou também que por conta do “Plano Operação Fim de Ano”, foram escaladas 30 equipes de atendimento, número 3 vezes maior que a quantidade operante em um dia normal. Após a chuva e ocorrências que afetaram o sistema elétrico, foram acionadas 130 equipes de atendimento emergencial para trabalho integral na recuperação da rede elétrica da região.

Árvore caiu sobre a rede e interditou rua em Teresina — Foto: Divulgação/Equatorial Piauí

Por volta das 12h do dia 3 de janeiro, 100% dos bairros de Teresina que ficaram sem luz devido ao temporal que danificou a rede elétrica em regiões da cidade tiveram o fornecimento restabelecido.

No dia 4 de janeiro, a Aneel emitiu um ofício informando que iria apurar as causas do apagão em Teresina. No dia 6 de janeiro, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), se reuniu com representantes da Equatorial Piauí para cobrar explicações sobre o que causou a falta de energia no réveillon. O processo foi aberto no dia 18 de março de 2021.

Equatorial Piauí se manifesta

Em nota, a Equatorial Piauí informou que recebeu o relatório de fiscalização da Aneel no dia 8 de abril e apresentará, até dia o 7 de junho, as informações técnicas e considerações sobre o relatório, além de um plano de melhorias solicitado pelo órgão regulador. Confira a nota na íntegra:

A Equatorial Piauí esclarece que recebeu o Relatório de Fiscalização da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) no dia 08/04, em decorrência das ocorrências resultantes das fortes chuvas, ventos e elevada quantidade de descargas atmosféricas que afetaram Teresina no dia 31 de dezembro de 2020, e tem até dia o 7 de junho para apresentar as informações técnicas e considerações sobre o relatório, além de um plano de melhorias solicitado pelo órgão regulador.

A distribuidora reafirma o seu compromisso com Teresina e com todo o estado do Piauí, onde tem intensificado os investimentos e trabalhado pela melhoria do fornecimento de energia de norte a sul do Estado.

Durante esse semestre, a Equatorial já inaugurou em Teresina a Subestação Ininga, importante reforço energético que aumenta a flexibilidade da empresa nas situações críticas, evitando desligamentos longos, e a subestação Esplanada, um reforço energético para a zona sul da capital. Além dessas importantes obras, que atendem milhares de teresinenses, a Equatorial construiu novas Linhas de distribuição, como a Linha Teresina III/Jockey, que permite a flexibilidade de grandes blocos de carga, e tem executado o plano Teresina II, com investimento de mais de R$ 40,6 milhões.

O plano prevê ações para garantir mais robustez da rede, redução de blocos de carga, flexibilização do sistema, localização rápida dos defeitos, além da orientação estruturada do manejo de árvores nas áreas urbanas de Teresina, em parceria com Prefeitura, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e comunidade. A Equatorial também está realizando uma campanha de conscientização dos cuidados com as árvores, para que a população entenda a importância do seu papel nesse processo e não deixe as árvores tocarem a rede, evitando incidentes que impossibilite o fornecimento de energia com qualidade e segurança.

 

Fonte: TV Clube e G1/PI

Última atualização ( Ter, 18 de Maio de 2021 13:44 )
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Supremo anula delação premiada de Sérgio Cabral

News image

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (27) para anular a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, que está preso desde novembro ...

Leia mais

Juiz celebra casamentos por videoconferência durante pandemi

News image

Na manhã desta quinta-feira (28 de maio de 2020), na cidade de José de Freitas-PI, que fica a 48 km da capital do Piauí (Teresina), no Cartório do 2º Oficio ...

Leia mais

Presidente Trump diz tomar hidroxicloroquina contra a covid-

News image

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com o ...

Leia mais

Programa de redução de salário preserva mais de 7 milhões de

News image

O programa de redução temporária de salários e de suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) ajudou a preservar 7.206.915 de empregos, divulgou hoje (12) a ...

Leia mais

Entenda as regras de transição da reforma da Previdência

News image

A promulgação, nos próximos dias, da emenda à Constituição que reformou a Previdência exigirá atenção do trabalhador, principalmente do que estiver próximo de se aposentar. A proposta aprovada pelo Congresso ...

Leia mais

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federa

News image

O presidente Jair Bolsonaro determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares "estáticos, mó...

Leia mais

Proibição de telemarketing de telefônicas começa amanhã

News image

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas ...

Leia mais

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência enviada p

News image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, com 379 votos a favor e 131 contra, em primeiro turno, a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Jair ...

Leia mais

Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

News image

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira ...

Leia mais

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reform

News image

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o ...

Leia mais

"Se forçar a barra, não aprova nada", diz Bolsonaro sobre Pr

News image

O governo deve ceder para ver a reforma da Previdência aprovada, afirmou hoje (14) o presidente Jair Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, ao analisar a tr...

Leia mais

Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio

News image

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmaram ontem (16) que o Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, entrará em testes a partir do di...

Leia mais

Senac de José de Freitas abre inscrições para o curso de Red

News image

O Senac de José de Freitas, por meio da sua gerente de Unidade, Dalyne Farias, torna público a abertura das inscrições para o curso de Redação para o Enem 2019. ...

Leia mais

Decreto de Bolsonaro facilita porte de armas para advogados,

News image

O decreto do presidente Jair Bolsonaro anunciado nesta terça-feira, 7, e publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) facilita o porte de armas de fogo para uma série ...

Leia mais

Reforma vai gerar economia de R$ 1,236 trilhão em 10 anos, d

News image

A economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos. O novo número foi divulgado hoje (25) pelo Ministério da Economia, ao...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.