Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  [email protected] / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Sáb, 16 de Março de 2013 09:54    PDF Imprimir Escrever e-mail
Juíza julga improcedente pedido de suspeição do promotor José Marques que pediu a cassação do prefeito Gustavo Medeiros

A juíza Elfrida Costa Belleza Silva julgou improcedente na última sexta-feira (15 de março de 2013), o Processo nº 865, em que o prefeito de União-PI, Gustavo Conde Medeiros (DEM) requereu a suspeição do Promotor de Justiça, José Marques Lages Neto e pediu o seu afastamento da titularidade da 16ª Zona Eleitoral, no Município de União-PI, alegando que o referido promotor vinha agindo de forma imparcial no Processo de nº 258.2013.6.0016, em que ele (prefeito) está sendo investigado, acusado de compra de votos, nas eleições de 2012.

“Ante todo o exposto, verificando, de plano, que a presente Exceção de Suspeição não tem fundamento legal, restando não demonstradas nenhuma das hipóteses do artigo 135 do Código de Processo Civil, julgo improcedente o pedido formulado na inicial e determino o seu arquivamento, nos termos do artigo 314 do mesmo diploma legal”, assim finalizou a sua sentença a juíza titular da 16ª Zona Eleitoral no Piauí, Elfrida Costa Belleza Silva.

 Prefeito de União-PI, Gustavo Conde Medeiros pediu a suspeição do promotor José Marques Lages Neto

O prefeito Gustavo Medeiros ingressou com o processo pedindo a suspeição do promotor José Marques e o seu afastamento da 16ª Zona, no dia 1º de fevereiro deste ano (2013), através das advogadas Geórgia Ferreira Martins Nunes e Adryanna do Nascimento Soares. As advogadas Geórgia Nunes e Adryanna Soares pediram ainda no processo que a juíza Elfrida Belleza decidiu mandar arquivar ontem (15 de março de 2013), a anulação do procedimento investigatório contra o prefeito Gustavo Medeiros, que tramita na 16ª Zona Eleitoral em União-PI e que fosse feito o desentranhamento de documentos no Processo nº 289-55.2012.6.18.0016.

     Juíza Elfrida Belleza julgou improcedente a suspeição do promotor José Marques Lages Neto

Algumas ações tramitam na 16ª Zona Eleitoral contra o prefeito Gustavo Medeiros em que é pedida a cassação do seu mandato eletivo. A decisão da juíza Elfrida Belleza cabe recurso para o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

 

Veja na íntegra a sentença da juíza Elfrida Belleza:

 

 SENTENÇA Nº 018/2013

PROC. N° 11-20.2013.6.18.0016 - EXCEÇÃO DE ÓRGÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, referente ao Processo AIME 6-95.2013.6.18.0016

REQUERENTE: GUSTAVO CONDE MEDEIROS, candidato eleito ao cargo de prefeito do Município de União-PI

REQUERIDO: Ministério Público Eleitoral, DR. JOSE MARQUES LAGES NETO

 

Vistos etc.

 

Trata-se de EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO interposta por GUSTAVO CONDE MEDEIROS, candidato eleito ao cargo de prefeito do município de União-PI  em face do Membro do Ministério Público Eleitoral, Dr. JOSÉ MARQUES LAGES NETO, onde aduz que o excepto retardou a juntada de cópia de procedimento investigativo preliminar instaurado por aquele órgão, referente ao caso retratado nos autos da AÇÃO DE REPRESENTAÇÃO ELEITORAL POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO, (Proc. Nº 289-55.2012.6.18.0016), em que é Representante a Coligação "JUNTOS FAZENDO UNIÃO CRESCER BEM MAIS" , formada pelos partidos: PT / PV / PMDB / PHS / PSD / PTB e PSDB e Representados GUSTAVO CONDE MEDEIROS, candidato a Prefeito, ELIANE MARIA COSTA DO CARMO, candidata a vice-prefeita, pela Coligação "POR UMA UNIÃO MELHOR 1" , formada pelos partidos PP / PSL / PTN / PSC / PPS / DEM / PTC / PSB / PRP / PC do B / PT do B" ,  JOSE EDMILSON DO RÊGO MOTA JUNIOR, candidato a vereador, pela coligação " POR UMA UNIÃO MELHOR 2"  e KLEBER COSTA NAPOLEÃO DO RÊGO, com o propósito de beneficiar o autor dessa demanda. Aduz, ainda, que, com o mesmo propósito, apresentou noticia de pratica de crimes eleitorais ao Excepto e este não adotou nenhuma medida legal. Por fim, se refere ainda, ao fato de ter sido encontrado na sala da Comissão de Licitação do Município de União-PI um envelope timbrado do Ministério Público Estadual onde constava oficio original expedido pelo Excepto à Superintendência da Policia Federal, devidamente protocolizado naquela instituição, em que constava manuscrito "Devolver Dr. Marques Neto" . Ao final, requer  que seja julgada totalmente procedente a presente exceção, com o afastamento do Promotor de Justiça José Marques Lages Neto da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo nº 6-95.2013.6.18.0016, a anulação do procedimento de investigação preliminar nº 07/2012, presidida pelo Excepto, o desentranhamento do documento de fls. 403/405 dos autos da Representação Eleitoral  Nº 289-55.2012.6.18.0016.

Juntou documentos de fls. 13 a 286.

Ouvido o Expecto, este arguiu a intempestividade da exceção e no mérito disse que não teve e não tem nenhum interesse de favorecer e/ou prejudicar nenhuma das partes.

 

 Sucinto, relato. Decido.

 

Prefacialmente, esse Juízo destaca sua competência para processar e julgar o presente incidente em face do Membro do Ministério Público Eleitoral com atuação nesta zona, transcrevendo os entendimentos jurisprudenciais abaixo:

RECURSO ELEITORAL. EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO. MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO. COMPETÊNCIA. Compete ao juiz eleitoral processar e julgar exceção de suspeição oposta contra Membro do Ministério Público Eleitoral que oficia perante o juízo de primeiro grau. Recurso conhecido e provido. Decisão: À unanimidade, o Tribunal conhece e dá provimento ao recurso, nos termos do voto do Relator, e, em consonância com o parecer ministerial. (Recurso Ordinário nº 527 (16.369), TRE/PA, Almerim, Rel. Almerindo A. de Vasconcellos Trindade. j. 03.10.2000, DOE 06.10.2000, p. 8).

O Excipiente colacionou ao seu pedido inicial documentos de fls. 13 à 286 e apresentou rol de testemunhas. Em demanda desta natureza a lei é clara ao determinar que deve ser ouvido somente o Excepto e, quanto a prova testemunhal, esta deve ser deferida ou não pelo julgador com base em critério da discricionariedade ao analisar as provas já apresentadas. No caso em julgamento entendo que a prova documental é suficiente para o juízo de valoração da pretensão requerida pelo Excipiente e formação de convicção para julgamento deste Juízo. Daí porque, passo a analisar e julgar o presente incidente.

Quanto à preliminar de intempestividade suscitada pelo Excepto entendo neste caso não ter o mesmo razão. O presente incidente se refere à juntada dos documentos de fls. 403/405 da Representação nº 289-55.2012.6.18.0016; e a possíveis notícias de fatos ditos pelo Excipiente como crime eleitoral cometido durante o pleito eleitoral 2012 e que o membro do Ministério Público Eleitoral não teria adotado nenhuma providencia. Contudo, fora ajuizado com a finalidade de afastar o Representante do Ministério Público da AIME 6-95.2013.6.18.0016. A tese sustentada pelo Excipiente de tempestividade do ajuizamento do presente incidente processual é cabível, pois, conforme o artigo 138, § 1º, do Código de Processo Civil, cabe à parte interessada arguir a suspeição na primeira oportunidade de falar no processo, tendo ajuizado a petição da exceção na mesma data da defesa no Processo AIME 6-95.2013.6.18.0016.

Quanto ao mérito, como não tem previsão no Código Eleitoral deste instituto processual, por disposição legal, recorre-se subsidiariamente o Código de Processo Civil, que prevê no art. 135 as hipótese em que se funda a suspeição de parcialidade de juiz, aplicável também ao membro do Ministério Público, in verbis.

"Art. 135.  Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando:

I - amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes;

II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau;

III - herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes;

IV - receber dádivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender às despesas do litígio;

V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. (grifo nosso)

Como se vê dentro das hipóteses previstaS no artigo acima transcrito a única que poderia ser aplicável ao caso seria a do inciso "V" .

Todavia, essa hipótese não restou provada pela documentação anexada ao pedido inicial. A um, porque é inegável que o que materializa e revela o sentimento humano não são as intenções, mas os atos. O que fica para a história não são os desejos, mas as ações ou omissões perpetradas. Desta forma, não se vê no retardamento do cumprimento da determinação deste juízo para a juntada de cópia do procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público Estadual, nenhum interesse pessoal do Excepto. Se houve interesse foi do Ministério Público Estadual que, por disposição constitucional e infraconstitucionais, pode instaurar procedimentos ouvindo partes, requisitando documentações, bem como recebendo e anexando em procedimento de sua competência prova documental que lhe for apresentada por qualquer das partes, fatos que não caracterizam interesse e/ou favorecimento de qualquer das partes.

Ademais, por ser Juízo Único da 16ª Zona Eleitoral é do conhecimento desta julgadora que o Excepto ajuizou, no prazo legal, uma AIJE que tem como prova documental exatamente o procedimento sobre os fatos relatados pelo Excipiente.

Com relação ao envelope contento o oficio da lavra do Excepto endereçado ao Superintendente da Policia Federal, esta prova, da mesma forma, não evidencia nenhum interesse do Excepto em beneficiar e/ou prejudicar alguém. Pois, pela documentação acostada, observa-se que o procedimento instaurado pelo Excepto, que ensejou o ajuizamento da AIJE foi uma Representação em que figura como Representante a Coligação onde era candidato majoritário o ex-gestor Publico Municipal. Logo, pode tal documento ter sido entregue ao noticiante para apresentação junto a Policia Federal. Prova disso é a cópia do carimbo de protocolo constante no referenciado oficio à fl. 14 destes autos.

Por fim, quanto às notícias de possíveis crimes eleitorais apresentadas ao Excepto pelo Excipiente e que este não adotou de medidas cabíveis, primeiramente, não cabe a este juízo fazer o controle das Ações Ministeriais, além do que não existem provas a demonstrar que a alegada inércia do Excepto teria o propósito de beneficiar o adversário do Excipiente.

Ante todo o exposto, verificando, de plano, que a presente EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO não tem fundamento legal, restando não demonstradas nenhuma das hipóteses do art. 135 do Código de Processo Civil, JULGO IMPROCEDENTE o pedido formulado na inicial e determino o seu arquivamento, nos termos do art. 314 do mesmo diploma legal.

P. R. I.

Certifique-se os autos principal.

União-PI, 15 de março de 2013.

 

Belª. Elfrida Costa Belleza Silva

Juíza Eleitoral 

Última atualização ( Sáb, 16 de Março de 2013 10:05 )
 

Comentários  

 
0 #12 Juíza julga improcedente pedido de suspeição do promotor José Marques que pediu a cassação do prefeito Gustavo MedeirosJoão Gustavo 11-09-2017 05:13
Desigualmente do brigadeiro corriqueiro, a atoarda
gourmet entretanto preparada com ingredientes desde alta padrão, tendo
como exemplo, chocolate belga.

Sinta se livre para surfe meu página de teia - site brigaderia: http://www.electricart.com/links/links.html
Citar
 
 
0 #11 Juíza julga improcedente pedido de suspeição do promotor José Marques que pediu a cassação do prefeito Gustavo MedeirosHugo 19-07-2017 07:37
Alto leitor que voce achou deste texto?

Dê um olhar a meu página de teia ... como jogar
poker omaha: http://www.s15342144.onlinehome-server.info/xampp/phpinfo.php?a%5B%5D=como%20jogar%20online%20no%20ps3%20fifa%202013%20%28%3Ca%20href%3Dhttp%3A%2F%2Fcassinodigital.com%2Fprofissao-poker%2F%3EMais%20ajuda%3C%2Fa%3E%29
Citar
 
 
0 #10 Juíza julga improcedente pedido de suspeição do promotor José Marques que pediu a cassação do prefeito Gustavo MedeirosEsteban 08-05-2016 11:15
Many floor-plans will dictate that there is only one place to place your bedroom.
And best of all, you can decorate the place to suit your own tastes, not mom and dad's.
Photos of the family room, kitchen, bath, and master bedroom
should be included if at all possible.

My blog ... Real Estate; hartford21.weebly.com: http://hartford21.weebly.com/,
Citar
 
 
0 #9 Juíza julga improcedente pedido de suspeição do promotor José Marques que pediu a cassação do prefeito Gustavo MedeirosDora 07-01-2016 04:33
What a stuff of un-ambiguity and preserveness of valuable knowledge about unpredicted emotions.


My web-site; هاست: https://www.youtube.com/watch?v=YKZ29Ao6ewE
Citar
 
 
0 #8 Juíza julga improcedente pedido de suspeição do promotor José Marques que pediu a cassação do prefeito Gustavo MedeirosJon 20-12-2015 22:34
Hi, every time i used to check website posts here early in the dawn, because i enjoy to
learn more and more.

Feel free to visit my homepage ... Btv
Solo Reviews: https://www.youtube.com/watch?v=wBnuils5EwE
Citar
 
 
0 #7 Juíza julga improcedente pedido de suspeição do promotor José Marques que pediu a cassação do prefeito Gustavo MedeirosBernadette 18-10-2015 17:58
Your mode of describing the whole thing in this article is really good, all can simply understand it, Thanks a lot.



My web blog: Neudermis: http://www.sarmarie.com/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=404368
Citar
 
 
0 #6 Juíza julga improcedente pedido de suspeição do promotor José Marques que pediu a cassação do prefeito Gustavo MedeirosFredric 28-09-2015 19:59
It's really very complex in this busy life to listen news on Television, therefore I just
use internet for that purpose, and take the newest information.

My blog post: Rejuvalux Cream: http://development.assertive-media.co.uk/component/k2/itemlist/user/42696
Citar
 
 
0 #5 Juíza julga improcedente pedido de suspeição do promotor José Marques que pediu a cassação do prefeito Gustavo MedeirosUlysses 26-08-2015 02:19
I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself or did
you hire someone to do it for you? Plz reply as I'm looking to construct my own blog and would like
to find out where u got this from. cheers

My web blog :: Reversaderm: http://www.chubun.com/modules/profile/userinfo.php?uid=480434
Citar
 
 
0 #4 Juíza julga improcedente pedido de suspeição do promotor José Marques que pediu a cassação do prefeito Gustavo MedeirosLatia 24-08-2015 17:33
I've been surfing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours.

It's pretty worth enough for me. Personally, if all web owners and bloggers made good content
as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.


Review my weblog Bioactive Raspberry Reviews: http://www.gayface.nl/hongfossett/
Citar
 
 
0 #3 Juíza julga improcedente pedido de suspeição do promotor José Marques que pediu a cassação do prefeito Gustavo MedeirosAntje 12-08-2015 21:18
If some one desires to be updated with newest technologies afterward he must be pay a visit this web site and be
up to date everyday.

My site acheter kamas: http://bourseauxkamas.com/
Citar
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Casal suíço desaparecido há 75 anos é encontrado congelado

News image

Corpos de um casal desaparecido há 75 anos na Suíça foram encontrados congelados nos alpes. Os cadáveres estão perfeitamente preservados, foram encontrados juntos e ainda vestindo as roupas de 1942. ...

Leia mais

Teresina registra madrugada de 17°C pela segunda vez na sema

News image

Os teresinenses têm estranhando as baixas temperaturas nos últimos dias. Na madrugada desta terça-feira (18) foi registrado de 17°C e pela manhã os termômetros marcaram 20ºC. Esta é a segunda ...

Leia mais

Temer ignora votos contrários do PSDB e defende paz com tuca

News image

BRASÍLIA — O presidente Michel Temer lançou uma ofensiva para tentar reduzir a tensão em alas do PSDB, hoje o mais incômodo aliado do governo, e ampliar a gordura de vo...

Leia mais

Condenada pela morte de Isabella Nardoni pede para ir ao sem

News image

A defesa de Anna Carolina Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni, de 5 anos, pediu à Justiça nesta segunda-feira (24) a progressão da detenta do regime fechado para ...

Leia mais

Polícia Federal prende presidente da CBDA em operação contra

News image

A Polícia Federal realiza, na manhã desta quinta-feira, a operação Águas Claras, que apura esquema de desvio de recursos públicos na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Cinco pessoas foram pr...

Leia mais

Goleiro Danilo morre após ter sido resgatado após queda de a

News image

O goleiro da Chapecoense Danilo, de 31 anos, que chegou a ser resgatado e socorrido após a queda de um avião na Colômbia, na madrugada desta terça-feira (29), não resistiu ...

Leia mais

BB pode economizar até R$ 3,8 bi com reestruturação, diz pre

News image

O presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, afirmou nesta segunda-feira (21) que a reestruturação de agências e o plano de demissão incentivada, anunciados neste domingo (20) pela instituição financeira, po...

Leia mais

Corpo em decomposição é localizado dentro de poste em Goiâni

News image

Um corpo, ainda não identificado, foi encontrado dentro de um poste de ferro, no Setor Jardim Europa, em Goiânia. Segundo a Polícia Civil, vizinhos sentiram um forte odor e acionaram ...

Leia mais

PF pede quebra de sigilos de ministros do TCU e advogado

News image

A Polícia Federal pediu a quebra dos sigilos bancário e fiscal do presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, e do ministro Raimundo Carreiro, em razão das suspeitas ...

Leia mais

Eduardo Cunha é preso em Brasília por decisão de Sérgio Moro

News image

O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso nesta quarta-feira (19), em Brasília-DF. A prisão dele é preventiva, ou seja, por tempo indeterminado. A decisão foi ...

Leia mais

Câmara cassa Eduardo Cunha por 450 a 10 votos, após 314 dias

News image

Por 450 votos favoráveis, o Plenário da Câmara aprovou nesta segunda-feira (12 de setembro de 2016) a cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A votação teve ainda 10 ...

Leia mais

'Não vou parar', diz idosa que vai fazer a prova do Enem pel

News image

Mais de 2 mil alunos participaram na manhã deste domingo (4) da quinta revisão geral para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). ...

Leia mais

CNJ determina a continuidade do concurso de cartórios no Pia

News image

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revogou a liminar que suspendia o Concurso para Atividade Notarial e de Registro no Piauí (o concurso de cartórios) e convalidou a decisão do ...

Leia mais

Secretário Fábio Abreu diz que Estados vão atuar juntos para

News image

O secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, esteve reunido nessa semana com outros secretários de Segurança e chefes de Inteligência dos Estados do Nordeste, para discutir ações ...

Leia mais

Dilma recorre ao Supremo e pede novo julgamento do impeachme

News image

A ex-presidente Dilma Rousseff apresentou nesta quinta-feira (1º) uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a condenação no impeachment e determinar que o Senado realize uma nova votação ...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.