Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  reportersaraiva@hotmail.com / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Qui, 13 de Maio de 2021 14:59    PDF Imprimir Escrever e-mail
PM expulsa sargento preso por tentativa de feminicídio contra a companheira no Piauí

O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, determinou a expulsão do sargento João Paulo Norões de Lima Menezes dos quadros da Polícia Militar por tentativa de feminicídio contra a companheira. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí, no dia 12 de maio de 2021.

O crime ocorreu no dia 2 de julho de 2020 no bairro Jacinta Andrade, na Zona Norte de Teresina-PI. A decisão do comandante aconteceu após relatório do Conselho de Disciplina da PM, que se manifestou pela exclusão "a bem da disciplina do policial militar".

Sargento é preso suspeito de tentativa de feminicídio contra a companheira em Teresina — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na decisão o comandante geral explicou que a expulsão é uma decisão administrativa e que ela pode acontecer mesmo que João Norões ainda não tenha sido julgado na Justiça. Segundo ele, o Conselho de Disciplina, por meio de provas e depoimentos que foram colhidos, demonstrou a conduta imprópria do acusado como policial militar.

Sargento da PM é suspeito de agredir e ameaçar de morte companheira em Teresina

Sargento da PM é preso por tentativa de feminicídio contra companheira em Teresina

Sargento da PM acusado de tentativa de feminicídio passa por audiência

“A decisão administrativa não se encontra vinculada à condenação por prática de fato delituoso, cujo mérito está sendo aventado em seara criminal através da competente Ação Penal movida pelo Ministério Público em face do acusado, e sim no fato de que a conduta do militar em face de sua companheira, afronta os princípios axiológicos e éticos policiais militares”, explicou o comandante na decisão.

Lindomar Castilho julgou procedentes as acusações contra João Norões e destacou que ele é incapaz de permanecer nas fileiras da Polícia Militar, determinando a sua exclusão. O sargento já estava afastado da polícia desde a sua prisão em 10 de julho de 2020.

Agressões contra a companheira

O crime ocorreu no dia 2 de julho na residência do casal, localizada no bairro Jacinta Andrade, na Zona Norte de Teresina. Em depoimento ao Conselho de Disciplina, a vítima informou que quando chegou à residência do casal o acusado chamou ela e começou a fazer vários insultos, afirmando que a mataria.

Depois ele usou as mãos para enforcar a vítima, que quando tentou se defender, levou um soco na boca. Ela ainda tentou se esconder no banheiro, mas o sargento pegou a arma de fogo e quebrou a porta.

Vítima se trancou no banheiro, mas suspeito arrombou a porta — Foto: Arquivo Pessoal /Júnior Evangelista

Sendo ameaçada de morte, a vítima foi arrastada pelos cabelos e então levada à força para o carro do acusado, ocasião em que ele teria dito que iria matá-la e jogar o seu corpo no rio. Quando o sargento estava entrando no veículo, ela conseguiu destravar a porta do passageiro e fugiu.

A vítima correu até a casa de uma vizinha, que é sua amiga, onde pediu por ajuda, sendo socorrida. O acusado ainda teria tentado entrar na casa da vizinha e subido no muro com a arma em punho, mas quando foi informado que a polícia foi acionada, ele fugiu.

Boletim de ocorrência foi registrado na Deam Norte — Foto: Arquivo Pessoal /Júnior Evangelista

A vítima registrou um Boletim de Ocorrência no dia seguinte, 3 de julho de 2020, e um laudo do Instituto de Medicina Legal apontou as agressões. No dia 10 de julho João Norões foi preso.

“O acusado agiu pelo fato de não ter recebido atenção da vítima, ao longo do dia, e não poder intervir na vida financeira dessa. É inquestionável que o acusado asfixiou a vítima, bem como a torturou em uma verdadeira noite de terror, em forma de punição pela não atenção depreendida a ele. Também é patente a traição moral e a surpresa, responsáveis por reduzir a reação da vítima, pois o acusado aguardou o regresso daquela ao imóvel utilizado pelo casal, momento em que a surpreendeu, utilizando da força física para lhe reduzir a defesa”, afirmou o Ministério Público no processo.

No dia 2 de outubro de 2020 o acusado prestou depoimento para a comissão processante da PM, ocasião em que negou que tenha causado as agressões na sua companheira.

O Conselho de Disciplina acabou decidindo, por unanimidade, pela procedência das acusações e pela expulsão de João Norões dos quadros da PM. A Procuradoria do Estado do Piauí também concluiu pela regularidade dos atos do Processo Administrativo Disciplinar Militar.

“Pela análise minuciosa dos autos, restam comprovadas as condutas perpetradas pelo acusado em face de sua ex-companheira, ofendendo gravemente a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe, comprometendo a imagem e a credibilidade desta corporação militar e de seus integrantes”, afirmou o comandante Lindomar Castilho na decisão de exclusão por transgressão disciplinar de natureza grave.

Apesar da decisão, a defesa do acusado ainda poderá entrar com recurso.

Julgamento

Em 26 de novembro de 2020, a juíza Maria Zilmar Coutinho Leal, da 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, decidiu que João Norões será julgado pelo Tribunal do Júri em data que ainda será marcada. Na ocasião ela ainda manteve a prisão preventiva do acusado.

Sargento está preso — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A defesa de João chegou a apresentar recurso, mas no dia 12 de janeiro de 2021 a juíza negou o pedido e manteve a sua decisão, por entender que existem provas suficientes para que o caso seja encaminhado para o Tribunal do Júri. Ela ainda manteve a decisão pela prisão preventiva, por entender que seria perigosa a soltura do acusado.

“A prisão ainda se faz necessária para a garantia da ordem pública e em especial para a segurança da vítima. As circunstâncias do caso que, pelas características delineadas, retratam in concreto a periculosidade do agente, a indicar a necessidade da segregação provisória para a garantia da ordem pública, considerando-se, sobretudo, o modus operandi da conduta já descrita nos autos e a sua reiteração delitiva”, explicou.

 

Fonte: G1/PI

Última atualização ( Qui, 13 de Maio de 2021 15:32 )
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Supremo anula delação premiada de Sérgio Cabral

News image

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (27) para anular a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, que está preso desde novembro ...

Leia mais

Juiz celebra casamentos por videoconferência durante pandemi

News image

Na manhã desta quinta-feira (28 de maio de 2020), na cidade de José de Freitas-PI, que fica a 48 km da capital do Piauí (Teresina), no Cartório do 2º Oficio ...

Leia mais

Presidente Trump diz tomar hidroxicloroquina contra a covid-

News image

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com o ...

Leia mais

Programa de redução de salário preserva mais de 7 milhões de

News image

O programa de redução temporária de salários e de suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) ajudou a preservar 7.206.915 de empregos, divulgou hoje (12) a ...

Leia mais

Entenda as regras de transição da reforma da Previdência

News image

A promulgação, nos próximos dias, da emenda à Constituição que reformou a Previdência exigirá atenção do trabalhador, principalmente do que estiver próximo de se aposentar. A proposta aprovada pelo Congresso ...

Leia mais

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federa

News image

O presidente Jair Bolsonaro determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares "estáticos, mó...

Leia mais

Proibição de telemarketing de telefônicas começa amanhã

News image

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas ...

Leia mais

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência enviada p

News image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, com 379 votos a favor e 131 contra, em primeiro turno, a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Jair ...

Leia mais

Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

News image

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira ...

Leia mais

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reform

News image

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o ...

Leia mais

"Se forçar a barra, não aprova nada", diz Bolsonaro sobre Pr

News image

O governo deve ceder para ver a reforma da Previdência aprovada, afirmou hoje (14) o presidente Jair Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, ao analisar a tr...

Leia mais

Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio

News image

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmaram ontem (16) que o Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, entrará em testes a partir do di...

Leia mais

Senac de José de Freitas abre inscrições para o curso de Red

News image

O Senac de José de Freitas, por meio da sua gerente de Unidade, Dalyne Farias, torna público a abertura das inscrições para o curso de Redação para o Enem 2019. ...

Leia mais

Decreto de Bolsonaro facilita porte de armas para advogados,

News image

O decreto do presidente Jair Bolsonaro anunciado nesta terça-feira, 7, e publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) facilita o porte de armas de fogo para uma série ...

Leia mais

Reforma vai gerar economia de R$ 1,236 trilhão em 10 anos, d

News image

A economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos. O novo número foi divulgado hoje (25) pelo Ministério da Economia, ao...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.