Entre em contato com a redação: (86) 9426-9799  /  reportersaraiva@hotmail.com / José de Freitas - PI
Escrito por Saraiva    Seg, 17 de Maio de 2021 14:55    PDF Imprimir Escrever e-mail
Maestro confirma que Prefeitura de Teresina impôs troca de contadora para manter contrato

Robert Rios (PSB) atirou no que achava que tinha visto, mas acertou no que não viu. A briga entre o atual vice-prefeito de Teresina-PI e o ex-prefeito Silvio Mendes revelou o que pode ser o primeiro caso grave de corrupção dentro da gestão de Doutor Pessoa (MDB). E mais: pode conectar a campanha dele ao escândalo investigado pela Polícia Civil na Operação Fake News, que apura um esquema de disseminação de informações falsas e ofensivas contra políticos e gestores públicos do Piauí.

Na última quinta-feira (13 de maio de 2021), Silvio Mendes apontou que dirigentes da Fundação Cultural Monsenhor Chaves teriam chantageado o maestro Aurélio Melo para manter o convênio entre a Prefeitura Municipal de Teresina e a Orquestra Sinfônica. O relato de Silvio foi confirmado pelo Política Dinâmica junto ao maestro.

Polêmica encabeçada por Robert Rios na imprensa pode ter apontado para corrupção na atual gestão de Doutor Pessoa (foto: Jailson Soares | Instagram | PoliticaDInamica)

A polêmica veio à tona após a gestão de Doutor Pessoa (MDB) encerrar o contrato de gestão, de maneira unilateral, com a Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina (AAOST). A quebra de contrato é assinada pelo atual presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Scheyvan Lima, indicação política feita pelo deputado Evaldo Gomes para o cargo.

Segundo Robert Rios, a PMT queria se livrar de "atravessadores", mas, na realidade, o que se vê é que o problema era indicar a pessoa que iria ordenar as despesas feitas com o dinheiro do repasse.

A Fundação Municipal de Cultura está sob gestão do grupo do deputado Evaldo Gomes, do Solidariedade (foto: Jailson Soares | PoliticaDInamica)

QUAL SERIA A CHANTAGEM?

No início do ano, o mesmo Scheyvan teria se reunido com o presidente da AAOST, o maestro Aurélio Melo, para comunicar a intenção de encerrar o tal contrato de gestão, o que é, de fato, ato legal e direito da Prefeitura. Porém, teria sido "oferecida" a Aurélio Melo uma outra opção: o contrato seria mantido desde que a gestão financeira da Associação fosse trocada.

Segundo apurado pelo PD, essa indicação seria política, feita pelo grupo político do deputado estadual Evaldo Gomes e da deputada federal Marina Santos, ambos do Solidariedade.

"Estou denunciando isso. (...) Quem é essa nova contadora? É senhora que tem uma pessoa jurídica em Valença-PI, numa outra cidade, e é esposa de um dirigente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves", escancarou Silvio Mendes. O ex-prefeito ainda afirmou que essa "nova contadora" não dá expediente.

Scheyvan trabalhou na campanha da filha de Evaldo Gomes e foi indicado para a FMC na cota do grupo deles (imagem: Instagram)

Que se saiba até aqui, não há denúncia formal nem indícios de que a gestão financeira da AAOST fosse suspeita de irregularidades. Condicionar a manutenção do convênio entre a PMT a esta "troca" de serviço contábil foi encarado como uma ameaça.

MAESTRO CONFIRMA AMEAÇA

Scheyvan Lima já havia sido presidente da FMC durante a gestão do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), mas, aparentemente, não havia problema nenhum com o contrato de gestão naquele período.

Em contado com o maestro Aurélio Melo, o PD confirmou a denúncia de Silvio. "Terminei negociando com eles, pra não ter atrito nesse começo [da gestão de Doutor Pessoa]", revelou Aurélio, que disse ter, à princípio, se negado a fazer qualquer troca sem que houvesse justificativa plausível. "Eu perguntei se eles [da FMC] estavam sabendo de alguma coisa errada feita pela nossa contadora. Mas não tinha nada errado, eles só queriam trocar mesmo. Eu não entendo de contas, nossa gestão financeira é toda feita com a contadora que já trabalha com a gente desde sempre. Então eu disse 'Coloque essa aí, mas deixe a nossa também, para fazer uma transição, eu não sei fazer', e assim foi feito", relatou Aurélio Melo.

Com a "negociação" estabelecida, a AAOST ficou com mais esta despesa extra. O maestro também confirmou que a contadora imposta pela gestão de Doutor Pessoa não dá expediente no local onde a contadora mais antiga está diariamente.

Ainda segundo Aurélio Melo, houve, em seguida, o que ele acredita ter sido um "mal entendido" dentro da própria Prefeitura. "O Robert gosta de falar umas coisas malucas. Disse que a contadora ganha mais que secretário da Prefeitura, que ela era casada com o presidente da Associação, que no caso sou eu. Nada disso é verdade. Ela não é minha esposa, nem ganha esses R$ 12 mil reais que ele fala", acrescentou.

Robert Rios entende que a nova maneira de fazer gestão da PMT é uma maneira de economizar e evitar corrupção. Será? (foto: Jailson Soares | PoliticaDInamica)

A TAL NOVA CONTADORA

A Fundação Municipal de Cultura é hoje uma cota do Solidariedade, partido do deputado estadual Evaldo Gomes, da deputada federal Marina Santos e da vereadora Fernanda Gomes, filha de Evaldo. O atual presidente, Scheyvan Lima, foi o principal cabo eleitoral de Fernanda nas eleições de 2020.

O nome da nova contadora é Ivanilde Lima da Silva, proprietária da ICont Soluções, empresa de contabilidade cuja razão social é IVANILDE SERVICOS CONTABEIS EIRELI, CNPJ: 10.596.307/0001-50. Essa empresa, que está sediada no município de Valença do Piauí (a 225 km de Teresina), também presta serviços para o gabinete da deputada federal Marina Santos em Brasília-DF.

Fransélio e Ivanilde: ele acompanha Marcos Vinícius desde as gestões dele no município de Novo Oriente, ela presta serviço para a deputada Marina Santos (foto: Instagram)

OPERAÇÃO FAKE NEWS: ONDE TERESINA SE ENCONTRA COM VALENÇA

O marido de Ivanilde, Fransélio Puti é o atual diretor financeiro da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, tendo sido indicação da deputada Marina Santos e de seu marido Marcos Vinícius Dias, filho da ex-prefeita de Valença-PI, Ceiça Dias, também filiada ao Solidariedade.

Mãe e filho: investigação da Polícia Civil aponta que dinheiro público financiou fake news e ataques a políticos na gestão de Ceiça Dias em Valença; Marcos Vinícius seria autor intelectual do esquema (foto: Instagram)

Fransélio e Marcos eram secretários de Ceiça na gestão encerrada no último mês de dezembro de 2020. Ela não conseguiu se reeleger em 2020, tendo sido a 3ª colocada na eleição.

A Polícia Civil investiga Marcos Vinícius -- então secretário de Governo -- por ser mentor intelectual e financiador do esquema de disseminação de notícias falsas e difamação de adversários políticos. A Operação Fake News teve sua primeira fase deflagrada no início de abril deste ano, e mostrou que um jornalista de Valença, Thiago Maciel, era utilizado para o serviço. O mesmo Thiago fez campanha para Doutor Pessoa em Teresina.

Thiago Maciel, Marcos Vinícius, Evaldo Gomes e Fernanda Gomes: todos fazendo campanha também para Doutor Pessoa; a deputada Marina Santos curtiu a postagem (foto: Instagram)

Já o atual diretor financeiro da FMC, Fransélio Puti, encontra-se com bens bloqueados por decisão judicial que bloqueou, também, os bens da ex-prefeita de Valença, Ceiça Dias.

A decisão se deu em meio de uma ação civil pública de improbidade administrativa que busca ressarcimento de R$ 1,2 milhão de reais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que pode ter sido utilizado de maneira indevida na gestão de Ceiça.

Investigados na Operação Fake News fazem campanha para Doutor Pessoa desde 2018; essa postagem no perfil de Thiago Maciel é de 15 de setembro daquele ano (imagem: Instagram)

Foi nas mãos desse pessoal que o Doutor Pessoa entregou a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. É esse mesmo pessoal que o vice-prefeito Robert Rios defende quando diz que errado era a o que acontecia antes, quando eles não estavam na gestão da FMC. A nova contadora que havia sido imposta pela FMC como condição para manutenção do contrato com a AAOST é ligada a este grupo.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em nota enviada ao PD pela Coordenadoria Municipal de Comunicação, a Prefeitura alega que não foi uma chantagem, mas um "acordo", ainda que a justificativa para a imposição tenha sido genérica: "melhor acompanhamento da prestação de contas".

Lucas Pereira, coordenador de Comunicação de Teresina, não quis comentar o caso (foto: Jailson Soares | PoliticaDInamica)

A PMT não quis garantir que a nova contadora estava dando expediente.

Confira abaixo:

"Em relação às denúncias sobre supostas chantagens envolvendo a contratação de uma contadora na Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves esclarece que no início da atual gestão, foi sugerido a contratação de um novo escritório de contabilidade para o melhor acompanhamento da prestação de contas e da utilização dos recursos formatados em contrato de gestão solidário.

A FMC esclarece que tudo ocorreu dentro de um comum acordo entre as duas instituições e que está a disposição para qualquer resolução de dúvidas, uma vez que não há ilegalidades no processo".

O Política Dinâmica entrou em contato com Fransélio Puti, mas ele não quis responder nossas perguntas. Não conseguimos contato direto com Marcos Vinícius, Evaldo Gomes, Fernanda Gomes e Ivanilde Lima. O espaço está aberto para manifestações.

 

Fonte: Política Dinâmica

Última atualização ( Seg, 17 de Maio de 2021 15:08 )
 

Adicionar comentário

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes nas matérias relacionadas e esta coluna, são de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro/correspondente. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do Portal Saraiva Repórter.


Código de segurança
Atualizar

Novidades

Supremo anula delação premiada de Sérgio Cabral

News image

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (27) para anular a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, que está preso desde novembro ...

Leia mais

Juiz celebra casamentos por videoconferência durante pandemi

News image

Na manhã desta quinta-feira (28 de maio de 2020), na cidade de José de Freitas-PI, que fica a 48 km da capital do Piauí (Teresina), no Cartório do 2º Oficio ...

Leia mais

Presidente Trump diz tomar hidroxicloroquina contra a covid-

News image

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com o ...

Leia mais

Programa de redução de salário preserva mais de 7 milhões de

News image

O programa de redução temporária de salários e de suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) ajudou a preservar 7.206.915 de empregos, divulgou hoje (12) a ...

Leia mais

Entenda as regras de transição da reforma da Previdência

News image

A promulgação, nos próximos dias, da emenda à Constituição que reformou a Previdência exigirá atenção do trabalhador, principalmente do que estiver próximo de se aposentar. A proposta aprovada pelo Congresso ...

Leia mais

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federa

News image

O presidente Jair Bolsonaro determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares "estáticos, mó...

Leia mais

Proibição de telemarketing de telefônicas começa amanhã

News image

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas ...

Leia mais

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência enviada p

News image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, com 379 votos a favor e 131 contra, em primeiro turno, a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Jair ...

Leia mais

Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

News image

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira ...

Leia mais

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reform

News image

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o ...

Leia mais

"Se forçar a barra, não aprova nada", diz Bolsonaro sobre Pr

News image

O governo deve ceder para ver a reforma da Previdência aprovada, afirmou hoje (14) o presidente Jair Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, ao analisar a tr...

Leia mais

Cartão do Caminhoneiro entra em vigor no dia 20 de maio

News image

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmaram ontem (16) que o Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, entrará em testes a partir do di...

Leia mais

Senac de José de Freitas abre inscrições para o curso de Red

News image

O Senac de José de Freitas, por meio da sua gerente de Unidade, Dalyne Farias, torna público a abertura das inscrições para o curso de Redação para o Enem 2019. ...

Leia mais

Decreto de Bolsonaro facilita porte de armas para advogados,

News image

O decreto do presidente Jair Bolsonaro anunciado nesta terça-feira, 7, e publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) facilita o porte de armas de fogo para uma série ...

Leia mais

Reforma vai gerar economia de R$ 1,236 trilhão em 10 anos, d

News image

A economia prevista pelo governo com a reforma da Previdência pode chegar a R$ 1,236 trilhão, em 10 anos. O novo número foi divulgado hoje (25) pelo Ministério da Economia, ao...

Leia mais

More in: Novidades

-
+
3

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.